A doença é predominante no sexo feminino
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, 13.780 novos casos de câncer de tireoide sejam diagnosticados no Brasil – 1.830 em homens e 11.950 em mulheres.
A doença é predominante no sexo feminino. Há um risco estimado de 1,72 casos a cada 100 mil homens e 11,15 casos a cada 100 mil mulheres.
Qual são as causas e fatores de risco do câncer de tireoide?
Ainda não existe um consenso médico sobre o que causa o câncer de tireoide. Entretanto, sabe-se que existem fatores de risco que podem aumentar as chances da doença se desenvolver, como:
-Exposição à radioterapia na cabeça e pescoço durante a infância;
-Histórico familiar de câncer de tireoide;
-Alimentação pobre em iodo;
-Certas doenças genéticas, como a síndrome de Gardner e a doença de Cowden;
-Idade superior a 35 anos;
-Ser do sexo feminino;
Quais são os sinais e sintomas do câncer de tireoide?
O principal sinal de câncer de tireoide que pode ser observado é a presença de nódulos na região do pescoço, que podem crescer rapidamente e deixar a região inchada. Eles podem estar associados a alterações na voz, como rouquidão, e causar sensação de falta de ar, dificuldade para engolir e tosse constante. Outro possível sinal é a dor no pescoço, que às vezes irradia para os ouvidos. Como os nódulos da tireoide são relativamente comuns e nem sempre indicam câncer, o diagnóstico deve ser feito por um médico.
Se você sentir um nódulo ou inchaço no pescoço, consulte um endocrinologista para diagnóstico e tratamento.
Fonte: Notícias ao Minuto