A expectativa é que a nova concessionária invista em melhorias na infraestrutura e ajude a retomar a oferta de voos regulares
Os aeroportos de Caravelas e Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, vão passar para as mãos de uma nova concessionária. A medida foi tomada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que decretou a caducidade do contrato da empresa São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário Ltda.

O rompimento ocorreu porque a concessionária deixou de cumprir obrigações previstas na concessão, assinada em 2016, no valor de R$ 1,2 milhão e com duração de 15 anos. Entre os problemas apontados estão a falta de investimentos prometidos, ausência de manutenção adequada e a não realização de melhorias para atrair voos comerciais. Com isso, os terminais permaneceram subutilizados, obrigando a população a recorrer a aeroportos de Porto Seguro e até Vitória (ES).
De acordo com o governo estadual, um processo administrativo foi aberto para que a empresa apresentasse defesa. No entanto, parte das notificações não foi respondida e os argumentos enviados não convenceram a gestão. Diante disso, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) deve contratar, em caráter emergencial, uma nova concessionária para evitar a paralisação das atividades.
Com a troca, Jerônimo espera atender a uma antiga demanda das cidades do Extremo Sul, que reclamam da precariedade dos serviços. A expectativa é que a nova gestora invista na infraestrutura e consiga retomar voos regulares, fortalecendo a conectividade da região.
Fonte: Siga a Notícia / Foto: A concessão foi assinada em 2016 no valor de R$ 1,2 milhão. Foto: Divulgação