O cantor e pesquisador Carlos Barros celebra os 60 anos de carreira de Maria Bethânia com o espetáculo “Feitos na Bahia: As Canções Ancestrais de Maria Bethânia”, que será apresentado em Salvador, no Teatro SESC Casa do Comércio, na sexta-feira (22/08/2025), às 20h. O show mergulha no universo poético, cultural e religioso presente na obra da artista baiana, referência da música brasileira desde sua estreia no Teatro Opinião, em 1965.

Espetáculo celebra legado e ancestralidade
Com direção artística e curadoria musical de Carlos Barros, o show apresenta um repertório de canções que ecoam heranças africanas, espiritualidade e brasilidade, reforçando o poder interpretativo e a dimensão poética da trajetória de Bethânia. O cantor será acompanhado por Roberval Santos (violão), Ito Araújo e Nelson Pena (percussões) e Sandro Andrade (teclados), além das participações especiais de Sandra Simões, Vércio e Harlei Eduardo.
Barros já se dedicou à obra de Bethânia em outras ocasiões. Em 2006, apresentou um espetáculo em Santo Amaro da Purificação, cidade natal da cantora, celebrando seus 60 anos de vida. Em 2010, participou da abertura do Congresso sobre a arte de Maria Bethânia, em Salvador. Além disso, o artista é autor de uma pesquisa e um livro sobre os Doces Bárbaros, lançado em 2015.
Repertório inspirado na música brasileira
O repertório do espetáculo inclui composições de Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Djavan, Chico Buarque, Gilberto Gil, Roque Ferreira e Roberto Mendes, além de pontos da tradição oral e sambas afro-baianos. Entre as músicas selecionadas estão “A Menina dos Olhos de Oyá/Feita na Bahia”, “Maricotinha”, “Cabocla Jurema”, “Louvação a Oxum”, “Sol Negro/Drama/Álibi” e “Reconvexo”.
A proposta do show é reverenciar a permanência de Bethânia como símbolo da expressão artística e da resistência cultural brasileira, convidando o público a uma escuta sensível e conectada às tradições que atravessam a música da intérprete.
Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM