Operação atua preventivamente para garantir que as estruturas funcionem de forma segura
Por Luiza Nascimento – Segunda, 19 de janeiro de 2026
Com o Carnaval batendo na porta, as estruturas de camarotes, palcos e demais instalações temporárias que serão utilizadas no período, começaram a ser fiscalizados na Bahia. A ação, que começou nesta segunda-feira, 19, é coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e segue até 13 de fevereiro.
Até a data, os principais circuitos de Salvador e outros municípios do interior que comportam a festa, serão contemplados.
Operação em Salvador
Em Salvador, as equipes atuam nos circuitos tradicionais, como Campo Grande, Pelourinho, Barra e Ondina, além de estruturas montadas nos bairros.
A fiscalização ocorre em diferentes etapas, acompanhando desde a montagem até o período próximo à realização do evento, com atenção especial à responsabilidade técnica e à conformidade dos projetos com as normas de segurança.
As ações contam com equipes distribuídas por períodos estratégicos, incluindo a participação juntamente com outros órgãos na Central de Vistoria, que é responsável pela fiscalização dos trios, pranchões e carros de apoio.
Durante a fiscalização, os agentes verificam a atuação do profissional devidamente habilitado nos projetos, instalações e segurança através da Anotação de Responsabilidade Técnica (ARTs).
Orientação às empresas
O Conselho orienta produtores, empresas e responsáveis pelas estruturas a regularizarem previamente a documentação técnica e a contratarem profissionais habilitados.
Fonte: A Tarde / – Foto: Divulgação