Carnaval em Salvador 2023: Multas nos portais de acesso ao circuito tem queda de 25% em relação a 2020

Bahia economia

Quarta-Feira, 26/04/2023 – 00h00

Por Mauricio Leiro

Mantidos no Carnaval de Salvador de 2023, os portais de acesso para veículos ao redor e nos circuitos da festa, aplicaram 25% menos multas em comparação a 2020, último da festa antes da pandemia da Covid-19. As informações foram divulgadas pela Transalvador ao Bahia Notícias, na última terça-feira (25). 

Ao todo, em 2023, foram 3.063 notificações foram geradas. Em comparação com o último ano da festa, 2020, a autarquia municipal aplicou 4.062 notificações. O funcionamento dos portais ocorreu da quinta-feira (16) até a Quarta-feira de Cinzas (22). 

A Transalvador indicou ainda que grande maioria das notificações geradas em 2020 “foram convertidas em advertência de trânsito”. “O mesmo poderá ocorrer em 2023, devido à natureza da notificação (leve ou média), desde que atendidos os requisitos para a conversão estabelecidos pelo art. 267 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, disse o órgão.

A ativação dos 15 portais em Salvador foi feita diariamente, sempre das 13h às 6h do dia seguinte. Fora deste período, ou seja, das 6h01 às 12h59, o tráfego pelos pórticos é livre, isto é, não haverá o controle por meio dos radares. 

TECNOLOGIA

O Carnaval manteve as cinco zonas, divididas em 12 regiões distintas, como em 2020 e as credenciais foram numeradas de acordo com as subzonas. Esteve irregular quem passou pelos portais sem possuir o adesivo ou tentar entrar numa zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada. 

Os letreiros foram posicionados nos portais de acesso às zonas de restrição de circulação. Eles geraram informações visuais para cada um dos motoristas que utilizaram a rua, indicando se eles têm ou não permissão para transitar.

A tecnologia da Transalvador transmitiu de forma direta informações sobre a circulação dos veículos e as enviaram em tempo real para uma plataforma de dados. Quando um veículo credenciado passou pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não estivesse credenciado, acendia uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.

Fonte: Bahia Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *