ESPN.com.br – Quarta, 15 de maio de 2024
Mesmo com a goleada por 4 a 0 diante do Argentinos Juniors (ARG) na noite da última terça-feira (14), que garantiu o clube ao menos na fase de playoffs da CONMEBOL Sul-Americana, o tema no Corinthians foi mesmo Cássio.
Aos 36 anos, o goleiro vive um momento de baixa no elenco e tem proposta para trocar clube pelo Cruzeiro.
Em meio à indefinição sobre o futuro, o 2° atleta com mais jogos na história alvinegra preferiu o silêncio na saída da Neo Química Arena. E longe dos microfones, o camisa 12 deu mais um elemento ao cenário de apreensão sobre a decisão de seguir ou não no Parque São Jorge.
“Vou falar no momento certo”.
Segundo apurou a ESPN, o mistério acontece por um motivo: a reunião entre o staff o atleta e a diretoria do Corinthians tende a acontecer nesta quarta-feira (15), ou no mais tardar na quinta-feira (16).
O encontro contará com a presença de Carlos Leite, empresário de Cássio, que está na capital paulista.
Neste encontro, a diretoria do Timão vai apresentar suas ideias para manter o arqueiro no elenco, como antecipou a reportagem na última segunda-feira (13).
Depois disso, o caso será decidido.
“Trabalhou normalmente durante a semana”, disse o técnico António Oliveira em entrevista após a vitória pela 5ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana. “O que eu posso dizer é que é um grandíssimo goleiro, maior ídolo da história do clube. Isso não se apaga. Não sou eu que vou definir a vida do Cássio”.
“É um ser humano fantástico, de grande caráter, trabalhador, homem de família, uma pessoa de muito valor e princípios que são importantes para as gerações que crescem no clube. Quem sou eu para falar de alguém que tem uma história linda, com títulos, que foi determinante nessas conquistas”.
“Essas questões serão decididas entre diretoria e Cássio. Única situação como treinador é dizer sua importância do ponto de vista de grupo, da sua capacidade com goleiro e do ser humano que é, que tenho um enorme prazer de me considerar seu amigo e posso morrer feliz em dizer que fui treinador do Cássio”.
A razão da dedicação da diretoria em manter Cássio no elenco, segundo apurou a ESPN, vai além do campo.
Mesmo reserva de Carlos Miguel neste momento, o goleiro segue como uma liderança nos bastidores do clube. Mas ainda que tenha como prioridade contar com seu ídolo no grupo, a diretoria entende que a decisão sobre o futuro passará pela escolha do arqueiro.
O “trunfo” alvinegro está justamente no peso da idolatria do atleta, constantemente apontado como um dos maiores de todos os tempos no Parque São Jorge, e o risco de ter sua imagem desgastada com os torcedores.
O camisa 12 acumula 712 jogos pelo Corinthians, segundo atleta com mais jogos na história.
Fundamental em 2012, nas campanhas que levaram o clube às conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa, Cássio ainda faturou outros sete títulos no clube: quatro do Campeonato Paulista (2013, 2017, 2018 e 2019), duas do Campeonato Brasileiro (2015 e 2017) e a da CONMEBOL Recopa (2013).
Segundou soube a reportagem com fontes ligadas à diretoria celeste, o Cruzeiro tem otimismo em relação à proposta levada aos representantes do goleiro, inclusive entre atletas da Raposa.
Além de Cássio, a nova gestão do futebol cruzeirense, que tem novamente Alexandre Mattos no comando do mercado, consultou Fábio sobre a possibilidade de retorno ao clube.
Ídolo celeste, o goleiro deixou o Cruzeiro em 2021 após não chegar a um acordo pela renovação contratual e acertou sua saída rumo ao Fluminense.
Peça-chave na conquista da CONMEBOL Libertadores em 2023 e com contrato renovado até dezembro de 2025, o goleiro de 43 anos fechou as portas para um retorno à Raposa.
Próximos jogos do Corinthians
- Botafogo (C): 19/5, 16h (de Brasília) – Brasileirão
- América-RN (C): 22/5, 20h (de Brasília) – Copa do Brasil
- Atlético-GO (F): 25/5, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
Fonte: ESPN / Cássio em ação pelo Corinthians. Foto: Getty Images