Todas as obras da coleção Pombal podem ser baixadas gratuitamente
A Cátedra Marquês de Pombal, cooperação da Universidade Federal de Sergipe com o Instituto Camões, I.P., lançou cinco livros, no final do ano passado, em parceria com editoras de Portugal e Brasil, para compreensão do período pombalino e da figura de Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.
O professor Luiz Eduardo Oliveira, do Departamento de Letras Estrangeiras, e responsável pela Cátedra, explica que a chamada Coleção Pombal, “ao tempo em que reedita obras clássicas pouco conhecidas, dá a oportunidade de publicação de estudos acadêmicos voltados sobretudo para o século 18, tanto de Portugal quanto do Brasil, e mais especificamente para o período pombalino”.
“Aquele é um momento histórico decisivo para várias transformações na sociedade portuguesa e, por consequência, na sociedade colonial brasileira, e acaba por dar fundamento às bases discursivas do Brasil como nação, tempos depois”, completa.
A revolução das luzes, obra que trata dos progressos e limites da política reformista pombalina, além de e-book, tem versão impressa pela Editora Pontes e é composta de textos apresentados no I Simpósio Pombalino Internacional, realizado de forma híbrida entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021, na Universidade Federal de Sergipe.
“Esse é um livro muito especial porque tem apresentação do embaixador de Portugal e também do reitor da UFS, e conta com importantes textos internacionais, de pesquisadores da Alemanha, Espanha, Portugal, além das contribuições brasileiras”, comenta Luiz Eduardo.
A coleção reeditou O terremoto de Lisboa, romance histórico de Manuel Pinheiro Chagas. Publicado originalmente em 1874 sobre essa que foi uma das maiores tragédias da Europa, o romance inaugura “uma tradição de romances históricos sobre este tema”.
Com ortografia atualizada, a obra recebeu um estudo crítico do professor Cleber Vinicius do Amaral Felipe, prefácio de Luís André Nepomuceno, e contará com versão impressa em 2023.
Publicada originalmente em 2010, A legislação pombalina sobre o ensino de línguas, recebe segunda edição acrescido de novos estudos e prefácio do professor português José Eduardo Franco. A obra trata do impacto, na educação brasileira, das medidas adotadas no período de 1757-1827.
Contando também com parceria da Universität Vechta, na Alemanha, foram publicadas duas coletâneas em inglês. Entre Nero e Prometeu é a primeira delas e debate a imagem controversa do Marquês de Pombal, personagem “decisivo da história do império português, mas também no processo de organização e unificação do Brasil”.
A outra coletânea, por fim, tem por título Grandes obras historiográficas pombalinas, e traz, pela primeira vez em língua inglesa, grupos de escritos historiográficos pombalinos com seus respectivos estudos críticos.
Todas as obras da coleção Pombal podem ser baixadas gratuitamente.
Selo E-Pomb@l
Ainda este ano, a Cátedra Marquês de Pombal pretende publicar as obras selecionadas pelo edital do selo digital E-Pomb@l, iniciativa aberta à seleção de até 20 livros inéditos ou reedições de obras já publicadas que tenham relação com o período pombalino ou com o século 18.
A Cátedra
Dedicada ao desenvolvimento de iniciativas científicas e culturais sobre o século 18 no Brasil e em Portugal, a Cátedra Camões na Universidade Federal de Sergipe tem como seu patrono a figura do estadista português conhecido como Marquês de Pombal.
A Cátedra veio inaugurar ou aprimorar uma série de possibilidades de cooperação entre a UFS e outras universidades e pesquisadores, a exemplo das obras completas do Marquês de Pombal, que serão publicadas pela Editora UFS, do Dicionário Global das Religiões, em fase final de preparação, e do já publicado Dicionário dos Antis: a cultura brasileira em negativo.
* Com informações de Portal UFS