Quinta-Feira, 08/06/2023 – 19h25
Por Redação
Uma data especial para o esporte brasileiro. Assim é o 8 de junho. Em um dia como esse, há 109 anos, nascia a Federação Brasileira de Sports, entidade que daria origem à Confederação Brasileira de Desportos e que, posteriormente, se transformaria na Confederação Brasileira de Futebol.
A história da CBF é moldada por grandes títulos conquistados pelas seleções que a representam e também pelo crescimento e organização do futebol nacional.
Sob o comando de Ednaldo Rodrigues, primeiro presidente negro e nordestino da história da entidade, a CBF adotou o discurso anti-discriminatório como um pilar de suas decisões e se tornou a primeira confederação a colocar em seu regulamento a pena esportiva para casos de racismo no futebol brasileiro.
A CBF vem aumentando os investimentos no futebol feminino e fomentando a prática do esporte para as mulheres, a fim de compensar a injustiça história cometida contra elas, proibidas de jogar futebol por 38 anos durante o Século XX. No dia Internacional da Mulher, em 8 de março, Ednaldo Rodrigues assinou a regulamentação do futebol misto para promover igualdade de oportunidades no futebol.
Foto: Lesley Ribeiro/CBF