Celebrada há mais de 200 anos, festa de Nossa Senhora da Boa Morte será online

cultura

Celebrada há mais de 200 anos, a festa em homenagem à Nossa Senhora da Boa Morte, que acontece no município de Cachoeira, será realizada de modo diferente este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

Os festejos ocorrerão de quinta (13) até a próxima segunda-feira (17), com atividades que serão transmitidas pela internet, entre o YouTube da UFRB TV e o Facebook da Irmandade Boa Morte.

A programação inclui lives de orações e transmissão de missa, além de momentos especiais com as Irmãs Boa Morte. Também haverá discussões de temas envolvendo a importância da realização do festejo, considerado Patrimônio Imaterial da Bahia desde o ano de 2010. Temas como resistência, fé e religiosidade da mulher negra também serão debatidos. Segundo informações do portal G1, ocorre ainda o lançamento da revista “Mulheres de Axé” e a apresentação do grupo Gêge Nagô.

Apesar de ser uma novidade para as irmãs, que todos os anos se reúnem e circulam pelas ruas de Cachoeira, elas decidiram adequar as celebrações à nova realidade e manter as tradições iniciadas por suas ancestrais responsáveis por criar uma das primeiras irmandades de mulheres negras do Brasil.

O novo formato está sendo realizado pela Irmandade da Boa Morte, Fundação Hansen Bahia, o Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) e as Mulheres de Axé e conta com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Fundação Pedro Calmon, Grupo Afro Barroco Gêge Nagô, Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, Secretaria de Turismo do Estado (SETUR), através da Coordenação das Redes de Turismo Étnico e a Associação de Guias e Condutores de Turismo de Cachoeira (ACTUP).

Fonte: Tribuna da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *