Homenageado, em 2024, pela escola de samba União do Parque Acari, vice-campeã geral da Série Prata do Carnaval do Rio de Janeiro, o Ilê Aiyê dá início à celebração de 50 anos de sua fundação em alto estilo, com turnê nos Estados Unidos.
Os integrantes do bloco afro, inclusive, já estão em Chicago, onde serão abertos os festejos comemorativos, nesta quinta-feira (31), com show que comemora também os 20 anos do Brazilian Cultural Center. Já no sábado (2), o Ilê será atração do African Festival of the Arts, evento anual que chega à sua 34ª edição.
A turnê, que vem sendo planejada desde o início do ano, em parceria com a produtora Maria Drell, presidente-fundadora do Brazilian Cultural Center, segue, na terça-feira (5), para a Califórnia, onde uma bateria de eventos acontece, incluindo oficinas de percussão e de dança, além de palestras sobre a história dos blocos afros.
Na programação, está prevista ainda a visita a algumas universidades nas cidades de São Francisco e de Santa Cruz, além de três shows, ainda no estado da Califórnia, onde o Ilê fica até o dia 13. A turnê será finalizada no dia 14, com mais um show em Chicago, antes do retorno ao Brasil.
“Essa é uma turnê que tem o objetivo de valorizar e popularizar a música baiana”, resume Sandro Teles, produtor do grupo. Em contato com o Alô Alô Bahia, ele antecipou que, com o apoio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que financiaram esta viagem, o Ilê Aiyê já está com turnês marcadas nos Estados Unidos e Europa para o ano que vem. “Com fé nos orixás, será um ano muito proveitoso”, disse.
Fonte: Alô alô Bahia