Cemitério identificado no estacionamento da Pupileira, na Santa Casa de Misericórdia, em Salvador, identificado como o maior da América Latina, pode ter mais de 100 mil pessoas enterradas no local. A quantidade de pessoas foi confirmada após uma pesquisa arqueológica divulgada na última semana pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).
A quantidade de pessoas que pode haver no local foi apresentada a representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundação Gregório de Matos (FGM) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac).
O local foi descoberto durante uma pesquisa de doutorado, desenvolvida por uma estudante da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A descoberta ocorreu após a comparação de mapas da época com fotos de saltites atuais. Em 14 de maio deste ano começaram as escavações e, três dias após o início, os primeiros vestígios foram encontrados.
O espaço segue sendo usado como estacionamento da Santa Casa, porém, o MP-BA pediu que a associação suspenda o uso do espaço. A pesquisadora responsável pela descoberta, Silvana Olivieri, pediu que o Iphan reconheça o espaço como um Sítio Arqueológico Cemitério dos Africanos.
Fonte: Bahia.ba / Foto: Silvana Olivieri