O evento arrecadará alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação a comunidades do Butantã
Quinta, 8 de dezembro de 2022
Para finalizar o ano de 2022 com muita alegria e solidariedade, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) promoverá o espetáculo Natal Solidário na USP, com a participação do cantor e compositor paraibano Chico César, da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), da Orquestra de Câmara (Ocam) e de outros artistas convidados.
A apresentação será realizada em 16 de dezembro, às 16h, no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp). A Central Única das Favelas (Cufa) estará na entrada do evento, arrecadando alimentos não perecíveis e brinquedos novos para doação a comunidades do Butantã. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pela internet, no site cultura.usp.br e uma cota será reservada para o dia do evento.
Com Chico César estarão músicos consagrados na cena musical brasileira, como a percussionista Simone Soul, o compositor e violeiro Neymar Dias, o compositor e violonista João Gabriel, além de um octeto formado por conhecidas vozes da cena musical nacional. André Bachur, regente adjunto da Ocam, completa o elenco. A concepção artística do programa é da Osusp.
É com grande alegria que recebo este convite. A USP, desde sua criação, é identificada como importante centro de ciências humanas e de reconhecido ambiente de efervescência das artes. Suas orquestras, seu coro e sua rádio estão intrinsecamente ligados à trama do bordado cultural de multifacetada teia da cidade, do Estado e do País. Eu mesmo tive a oportunidade de ser beneficiário desses equipamentos, ao fazer parte do Coralusp nos anos 80 e também ao ter minhas primeiras execuções musicais em rádio através da Rádio USP”, explica o convidado especial do evento, Chico César.
Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, “trazer Chico César ao Natal Solidário da Universidade de São Paulo é um privilégio. A oportunidade de ouvi-lo acompanhado da Osusp e da Ocam será imperdível. O concerto será um presente de Natal que a USP oferecerá à sociedade paulista e paulistana. Com toda certeza, viveremos momentos de muita alegria e as arrecadações realizadas farão felizes muitos moradores de comunidades vizinhas à USP. Convido todos para participarem desta festa linda”.
O espetáculo
Um palco de 16 metros de frente será montado na área do gramado do Cepeusp para o espetáculo e um telão reproduzirá imagens do show em tempo real. Serão disponibilizados 10 mil ingressos para o público e a estrutura também terá uma área reservada para autoridades convidadas.
O espetáculo marca o encontro dos músicos profissionais da Osusp com os jovens artistas da Ocam, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), em uma confraternização da comunidade uspiana com a população paulistana. A regência e direção geral são do maestro Gil Jardim, atual diretor de ambas as orquestras.
“A experiência pedagógica é sempre emocionante quando os profissionais da Osusp encontram os talentosos jovens da Orquestra de Câmara. Além disso, trazer um espetáculo aberto ao grande público, tendo como convidado especial o compositor e cantor Chico César, cuja obra e presença no cenário cultural brasileiro e internacional têm sido notavelmente crescente e marcante, reflete o prazer da realização musical em alto nível”, ressalta o maestro Gil Jardim.
Para Chico César, participar deste Natal Solidário “é uma forma de agradecer, como artista e cidadão, a enorme contribuição que as atividades de extensão desta Universidade me deram e me dão. E, ao mesmo tempo, louvar a resistência e a resiliência deste importante equipamento de produção de ciência e cultura frente ao recente período de constantes ataques, restrições e negacionismos que se abateram sobre o saber, a pesquisa e a arte. É um concerto que saúda a alvissareira chegada de um novo ano, mas também, felizmente, de novos tempos”.
Às vésperas do Natal, o grande conjunto orquestral realizará a abertura com peças escolhidas para estimular harmonia, reflexão, empatia e paz de espírito. Obras curtas de compositores como Samuel Barber e Heitor Villa-Lobos serão executadas abrindo o programa, que seguirá com canções de Chico César, tais como Estado de poesia, Templo, À primeira vista, Dança, Deus me proteja, Reis do agronegócio, Por causa de um ingresso, Sem ganzá não é coco, Ererré, Inumeráveis, Beradeiro e Mama África.
Após dois anos marcados pela pandemia da covid-19, com experiências artísticas híbridas, o Natal Solidário na USP traz à Cidade Universitária o retorno dos encontros musicais ao ar livre.
A canção Inumeráveis serviu de inspiração para esta apresentação. A obra, que surgiu a partir do poema de Bráulio Bessa, foi transformada em canção por Chico César, orquestrada por Gil Jardim, gravada pela Ocam e cantada por Chico César e pelo Coral Comunicantus, do Departamento de Música da ECA, durante a pandemia. “Se os números frios não tocam a gente, quem sabe nomes consigam tocar”, foi o enredo da poesia. Todas as gravações foram realizadas por aparelhos celulares dos artistas. “O resultado obtido foi tão forte e autêntico que tivemos o desejo de realizar essa obra num encontro ao vivo. Esse desejo se tornará realidade no próximo dia 16”, revela Jardim.
A organização do evento é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, com o envolvimento e apoio de vários setores da Universidade, entre eles, o Cepeusp, a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), a Prefeitura do Campus USP da Capital, a Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária e o Hospital Universitário (HU).
Assessoria de Imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
Fonte: Jornal USP