China habilita dez empresas brasileiras para exportar gergelim

Bahia Brasil CITY RURAL

Medida é resultado de acordo fechado entre o presidente Lula e Xi Jinping em novembro de 2024

Por Fernanda Pressinott — São Paulo – Segunda, 3 de março de 2025

Dez empresas brasileiras receberam habilitação para exportar gergelim à China. A medida é resultado de um acordo fechado entre o presidente chinês Xi Jinping, e o presidente Lula, em novembro de 2024, fortalecendo as relações comerciais entre os países.

O mercado mundial de gergelim era avaliado em US$ 7,7 bilhões em 2024, pela consultoria Mordor Intelligence, com uma de taxa anual de crescimento de 2,6% e expectativa de chegar a U$ 8,7 bilhões em 2029.

O Brasil ocupa a sétima posição no mercado exportador mundial de gergelim, atrás de países como Sudão, Índia, Myanmar, Tanzânia e Nigéria, responsáveis por 64% da superfície cultivada mundialmente, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Com alto teor de óleo, cerca de 50%, as sementes de gergelim têm múltiplas aplicações na indústria alimentícia e cosmética, gerando uma demanda que vai além do consumo de sementes in natura.

A variedade doce, mais aceita no mercado internacional para consumo humano, ainda é pouco cultivada devido a maiores perdas na colheita mecanizada e a sua menor produtividade. Ela é utilizada, por exemplo, para a produção de tahine e panificação, além de outros pratos do Oriente Médio, Ásia e África.

Brasil

A produção de gergelim no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos como alternativa ao cultivo de milho de inverno. Na safra 2018/19, por exemplo, o país produziu 41,3 mil toneladas de gergelim, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse número aumentou para 95,8 mil toneladas na safra 2019/20. Mais recentemente, em 2022/23, a produção foi de 174 mil toneladas, e na temporada 2023/24, subiu para 361 mil toneladas.

“O gergelim se mostra como uma alternativa viável ao milho segunda safra pela boa rentabilidade e baixos custos totais, mas o mercado dele tem menor liquidez em relação ao milho e à soja, com menos participantes e uma demanda menor, sendo mais semelhante ao mercado de feijão”, apontou em relatório o gerente da Consultoria Agro do Itaú BBA Cesar de Castro Alves, na ocasião do fechamento de acordo entre os países.

Produção de gergelim no Brasil

De 2018/19 até 2024/25

O Estado de Mato Grosso é o maior produtor de gergelim no Brasil, seguido por Goiás, Pará e Tocantins. Segundo divulgações anteriores da Embrapa, há potencial para produção na Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia.

Os maiores consumidores mundiais de gergelim são: China, Japão, Coreia do Sul e EUA

Empresas habilitadas pela China:

  • SEMPRE VERDE IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA: Produz milho, gergelim, amendoim descascado e soja.
  • CR BRASIL BUSINESS: Produz milho, gergelim e soja.
  • AUREAPHI COMMODITIES E SERVICOS DE EXPORTACAO LTDA: Produz milho, gergelim, amendoim descascado e soja.
  • D.L. RODRIGUES IMPORTAÇÃO EXPORTAÇAO LTDA: Produz milho, gergelim e soja.
  • GRANELES BRASIL COMERCIAL IMPORTADORA EXPORTADORA AGRICOLA S.A.: Produz gergelim e soja.
  • ARBAZA ALIMENTOS LTDA: Produz gergelim.
  • NG TRADE LTDA: Produz gergelim.
  • INTERNATIONAL COMMODITIES TRADING LTDA: Produz gergelim.
  • SCA TRADING S/A: Produz gergelim.
  • SEZAM ZAAD COMERCIO DE SEMENTES LTDA: Produz gergelim.
  • SMP 158 SOLUÇÕES AGRICOLAS LTDA: Produz gergelim.

De acordo com o serviço alfandegário chinês, os registros têm validade até 2029.

Maiores produtores de gergelim do Brasil

Safra 2024/25*

Fonte: Globo Rural / Lavoura de gergelim em Nova Ubiratã — Foto: Ruy Baron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *