Comemorando os 54 anos de carreira, a dupla Chitãozinho & Xororó continua a lançar novos projetos, como sua turnê “Por Todos os Tempos”, que começa em junho. Mas antes, os cantores participam do primeiro dia do festival Salve o Sul, integrando o grupo Amigos, nesta sexta-feira (7).
“A gente ficou pensando muito em contribuir por meio do nosso trabalho, além das doações pessoais. Ao mesmo tempo, tinha uma moçada nessa corrente do bem, liderada pela Luiza Sonsa pensando a mesma coisa”, disse Chitãozinho sobre a iniciativa em entrevista à CNN.
A agenda dos cantores — cujos nomes de registro são José Lima Sobrinho e Durval de Lima, respectivamente — para os próximos meses é extensa. Em junho, além do Salve o Sul, passarão pelo rodeio de Americana, pelo festival Turá e o GAFFFF (Global Agribusiness Festival), onde prometem mostrar novidades na estrutura de show e na cenografia de sua nova turnê. Segundo Xororó, as novas apresentações vão resgatar sucessos da carreira e trazer novidades que o público vai conhecer em breve.”
Durante os 54 anos que estão na indústria fonográfica, desde a época dos cabelos mullet e das calças justas, os Reis do Sertanejo já investiram nos mais diversos tipos de mídia. A história da dupla já foi contada em seus DVDs ao vivo, em livros, foi tema de uma série de televisão — a “José e Durval”, disponível no Globoplay — e o sucesso “Evidências” é pano de fundo da comédia romântica “Evidências do Amor” (2024) — estrelada por Fábio Porchat e a filha de Xororó, a cantora Sandy.
Inaugurando o palco do Rock in Rio
Em 2024, Chitãozinho e Xororó vão participar de um importante marco da inserção do sertanejo no cenário musical do país. Pela primeira vez desde a edição inaugural do Rock in Rio, em 1985, o festival terá em seu line-up artistas do gênero caipira.
No dia 21 de setembro — o “Dia Brasil” — subirão ao Palco Mundo além da dupla paranaense Ana Castela, Luan Santana e Simone Mendes. “A gente sempre sonhou com esse momento! O Rock in Rio é um festival grandioso, que celebra a música e no Brasil, principalmente, o sertanejo é muito forte, alcança muitas pessoas”, disse Xororó na entrevista.
A dupla, que lançou seu primeiro disco em 1970, incluindo a canção “Galopeira”, se tornou conhecida por modernizar a música sertaneja, introduzindo instrumentos como a guitarra elétrica e o banjo em seus álbuns. Os cantores acompanharam a evolução do gênero no mercado, como comenta Xororó: “no começo da carreira, há 54 anos, os espaços eram mais limitados, existia um certo preconceito com a música sertaneja, mas agora é diferente.”
E completa: “o Rock in Rio é mais uma barreira quebrada para unir todo mundo que gosta de música, independente do estilo.”
Daqui para frente
A “Por Todos os Tempos”, nova turnê de Chitãozinho & Xororó passará por 15 cidades, e, de acordo com a dupla, essa não será a última iniciativa dos sertanejos. “Temos muitos projetos legais mesmo, eternizando o nosso trabalho e a nossa história em diferentes formatos. A gente ainda tem surpresas para trazer sim, ainda é segredo”, disse Chitãozinho.
Confira as datas da turnê
- 27 de junho: Festival GAFFFF, São Paulo (SP)
- 13 de julho: Londrina (PR)
- 2 de agosto: São José (SC)
- 3 de agosto: Balneário Camboriú (SC)
- 10 de agosto: Maringá (PR)
- 17 de agosto: Campo Grande (MS)
- 12 de outubro: Curitiba (PR)
Novas datas ainda serão anunciadas nas cidades de Brasília (DF), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Sorriso (MT), Sinop (MT) e Campo Grande (MS).
Fonte: CNN Brasil / Foto: Instagram/Reprodução