Todo Matopiba terá volumes benéficos de chuva em regiões agrícolas
Por Marcos Fantin – Sexta, 11 de abril de 2025
As chuvas concentradas no sul da Bahia nos últimos dias devem avançar, a partir desta sexta-feira (11/4) para o interior da região Nordeste e predominar em toda fronteira agrícola do Matopiba (região que engloba parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde os volumes deverão ser maiores, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Segundo a meteorologista Morgana Almeida, o avanço das chuvas para o interior se justifica pela mudança no padrão atmosférico com a passagem de um sistema frontal no oceano que vai contribuir para o aumento da umidade em todo Nordeste.
Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também vai atuar com mais intensidade nestes dias. Isso significa que chuvas fortes devem acontecer na faixa norte e leste da região, principalmente em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará.
O Inmet alerta que, na Bahia e no litoral de Sergipe, a previsão “inspira muita atenção”, porque as chuvas devem persistir ao longo do fim de semana, com destaque para o centro-sul, incluindo o Recôncavo Baiano e a capital, Salvador.
Quer saber a previsão para sua cidade? Acesse aqui
Essa chuva será positiva, ressalta a meteorologista. A previsão de volumes elevados é aguardada com expectativa no interior da região, onde houve déficit hídrico no último verão. Além disso, segundo o instituto, a precipitação vai favorecer os cultivos de algodão e os plantios de segunda safra de milho no Tocantins e no Maranhão.
Lucietta Martorano, agrometeorologista do INMET, destaca também que, no Maranhão, as lavouras de milho estão no período de floração e as de algodão entrando na fase fenológica de formação das maçãs. Com isso, as chuvas estão beneficiando os cultivos.
As culturas agrícolas no sudoeste do Piauí e oeste da Bahia também serão favorecidas, já que estão enquadradas na condição de restrição hídrica, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Fonte: Globo Rural / Previsão acumulada até domingo, 13 de abril. As manchas vermelhas indicam os maiores volumes de chuva — Foto: Inmet