Operações de buscam seguem pelo quarto dia seguido; mais de 1,7 mil pessoas estão desalojados
O número de mortos devido às fortes chuvas no Litoral Norte de São Paulo subiu para 48 na manhã desta 4ª feira (22.fev). Segundo dados da Defesa Civil, são 47 óbitos em São Sebastião, principal município afetado, e um em Ubatuba, sobretudo em meio a casos de deslizamentos de terra, enchentes e desabamento de residências. Segundo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), 38 pessoas estão desaparecidas.
O número de desalojados, por sua vez, já chega a 1.730, enquanto 766 pessoas estão desabrigadas nos municípios. Em São Sebastião, as operações de buscas foram retomadas às 22h de 3ª feira (21.fev), uma vez que novas chuvas deixaram a cidade em estado de alerta.
Dos óbitos, sete corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças. Equipes do município com psicólogos e assistentes sociais seguem trabalhando para acolher os familiares das vítimas. A prefeitura decretou luto oficial de sete dias.
Doações
Além de São Sebastião, declararam estado de calamidade pública os municípios de Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.
Instituições, prefeituras e organizações-não governamentais (ONGs) têm recebido doações para os afetados pela tragédia. O SBT News fez uma lista com para divulgar os que estão arrecadando itens como água mineral, produtos de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis e roupas. Veja clicando neste link.
Fonte: SBT News