Localizada na região da Chapada Diamantina, a cidade de Souto Soares completou, nesta segunda-feira (9), 31 dias seguidos sem novos registros de casos da covid-19. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o último diagnóstico da doença no município ocorreu no dia 8 de julho.
Segundo a prefeitura de Souto Soares, dos quase 17 mil habitantes da cidade, 1.031 testaram positivo para a covid e 21 morreram até o momento. O último óbito foi registrado no dia 10 de junho, ou seja, há dois meses o município não contabiliza mortes em docorrência da doença, que por sinal, demorou a chegar por lá. O primeiro caso foi confirmado apenas no dia 21 de maio de 2020, mais de dois meses após o início da pandemia.
Para o prefeito André Luiz Sampaio (PT), a vacinação e as medidas de prevenção são os fatores responsáveis pelo ‘afastamento’ do vírus da cidade. “O município manteve no ano passado, uma barreira sanitária para impedir que pessoas de fora trouxessem o vírus para a cidade. Com a chegada do vírus, as estratégias de contenção foram se reorganizando ao longo do tempo”, afirmou o prefeito que elencou algumas medidas que foram adotadas no município a fim de evitar a proliferação do coronavírus.
“Fizemos higienização e desinfecção de áreas externas das unidades de saúde. Higienizamos também a praça da feira e locais públicos com maior fluxo de pessoas. Mantemos um centro Covid com equipe capacitada para colher swab, teste rápido, notificar e encaminhar o paciente caso necessário. Além de cards, carros de som e rádio que utilizamos para informar as medidas de prevenção”, destaca.
Em relação à vacinação, 8.565 moradores tomaram pelo menos a primeira dose da vacina, enquanto 3.937 completaram a imunização com a segunda dose.
Com números bastante otimistas, a prefeitura já planeja retomada das aulas na rede municipal de ensino para o mês de setembro. Segundo o prefeito, todos os funcionários da educação já foram vacinados com a primeira dose e 40% já estão vacinados com as duas doses.
“O município tem se organizado e articulado desde setembro do ano passado na construção de um plano estratégico para retorno gradativo das aulas. Nesse plano contém o protocolo sanitário para medidas de prevenção à COVID-19 no ambiente escolar. As escolas municipais estão passando por reformas na infraestrutura para oferecer maior segurança aos escolares. Nossa prioridade no setor de obras está sendo as escolas”, disse o prefeito.
Após Souto Soares, os municípios baianos com maior tempo sem casos de infecção pelo coronavírus são Pintadas, a 258 quilômetros de Salvador, com 29 dias; Itapitanga, no sul da Bahia, com 20 dias; Sítio do Quinto, no norte do estado, com 19; e América Dourada, Lajedão, Aratuípe e Nova Itarana, com 17.
Fonte : Bnews