Cidade do sul baiano entre as que mais perderam população em um ano

cidades

A cidade de Camacã, no sul da Bahia, está entre os municípios baianos que mais registraram perda populacional entre 2024 e 2025, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que a Bahia teve crescimento populacional de apenas 0,1%, ocupando a quinta posição entre os estados que menos cresceram no país.

De acordo com o professor e geógrafo Clímaco Dias, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a falta de dinamismo econômico e a baixa geração de empregos, especialmente no campo, são fatores que impulsionam a saída de moradores. Ele destaca ainda que a queda da natalidade também contribui para o cenário de estagnação populacional no estado.

Além de Camacã, outras cidades baianas também apresentaram forte redução no número de habitantes: Una, São Félix, Piripá, Novo Triunfo, Santa Cruz da Vitória, Mundo Novo, Caatiba, Gongogi e Ubatã. Juntas, essas localidades refletem um movimento mais amplo de esvaziamento que atinge cerca de 44% dos municípios da Bahia, segundo o IBGE.

Fonte: Siga a Notícia / Além de Camacã, outras cidades baianas também apresentaram forte redução. Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *