Uma equipe internacional de pesquisadores divulgou nesta 5ª feira (12.mai) a primeira imagem de um buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.
O buraco negro, segundo os cientistas, está a cerca de 27 mil anos-luz de distância da Terra. Para visualizá-lo, a equipe criou a Event Horizon Telescope (EHT), uma rede que reúne 11 radiotelescópios espalhados pelo mundo, para formar um único telescópio virtual do “tamanho da Terra”. O EHT observou o Sagitário A ( como é conhecido o objeto) em várias noites, coletando dados por muitas horas seguidas, semelhante ao uso de uma câmera de longa exposição.
A imagem, segundo os pesquisadores, é a evidência visual direta do buraco negro e fornece pistas valiosas sobre o funcionamento de tais gigantes.
“Essas observações sem precedentes melhoraram muito nossa compreensão do que acontece no centro de nossa galáxia e oferecem novos insights sobre como esses buracos negros gigantes interagem com o ambiente.” disse o cientista do projeto EHT Geoffrey Bower do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica, de Taipei.
Fonte: SBT News