Quinta-Feira, 21/09/2023 – 09h29
Por Ulisses Gama
O Centro de Treinamento Osório Villas Boas, conhecido popularmente como Fazendão, vai entrar em uma nova era. De acordo com apuração da reportagem do Bahia Notícias, o espaço terá as suas atividades encerradas no fim deste mês para que uma grande reforma seja feita. No momento, a estrutura é utilizada pelo Jacuipense e pela iniciação do Bahia.
A ideia do Grupo City é colocar de volta o time profissional no CT. Desde 2020, o clube deixou Itinga para trabalhar no CT Evaristo de Macedo, em Dias D’Ávila. A nova mudança ocorre por questões de logística, para facilitar o deslocamento de atletas, comissão técnica e funcionários.
Em agosto deste ano, em entrevista ao programa BN na Bola, da Rádio Salvador FM 92.3, o ex-supervisor do clube, Jayme Brandão, apontou o retorno ao Fazendão como uma tendência (leia aqui a matéria completa).
“Eu acho que a tendência é que isso aconteça. Falando como profissional de logística, que se preocupa e preza pela boa condição do atleta, física e mental, para desempenhar o seu melhor, eu acho que a distância para Cidade Tricolor causa um prejuízo para o Bahia em relação a performance física e mental do atleta. Todos os atletas percorrem 45 km para ir 45 km para voltar todos os dias. Sem entrar no mérito dos acidentes, a pista é insegura, mas não vou entrar nesse mérito. Quando o Bahia vai fazer uma viagem para São Paulo, o atleta tem que ir para Cidade Tricolor, às 7h da manhã, em Dias D’ávila, depois pega um ônibus, sai da Cidade Tricolor, vai pro Aeroporto, chega uma uma hora antes do voo, pega o voo. Às vezes o Bahia vai fazer um jogo em Porto Alegre, a viagem do atleta começa 7h da manhã e termina às 7h da noite quando ele entra no quarto do hotel. Isso não acontece com as potências do Brasil porque em termos geográficos a diferença é brutal”, declarou.
O Bahia utilizou o Fazendão entre 1979 e 2019. Até o ano passado, a venda do local para uma construtora estava praticamente acertada, com direito a aprovação dos sócios. No entanto, a diretoria executiva passou o CT para o Grupo City no ato da venda da SAF (leia mais sobre esse assunto aqui).
Profissional do Bahia saiu do Fazendão em 2019 | Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias
Fonte: Bahia Noticias