Com mais de 1,5 mil testes realizados, posto de testagem da Sesab na Micareta de Feira agrada foliões: “serviço importantíssimo”

Bahia cidades Feira de Santana


Sábado, 20 de abril de 2024

As amigas Edna Cerqueira e Dilza Cândida, de 77 e 69 anos, aproveitaram o segundo dia da Micareta de Feira de Santana, na última sexta-feira (19), com tudo que tiveram direito: muita diversão, alegria e cuidado com a saúde. Mas, antes de caírem na folia, as feirenses passaram no posto de testagem da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), montado no Circuito Maneca Ferreira, e realizaram os testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. O serviço do Governo da Bahia garante assistência a milhares de baianos e turistas que vão curtir a festa até o próximo domingo (21).

“O atendimento superou minhas expectativas. Realizei os testes e os resultados saíram pouco tempo depois, tudo bem rápido e eficiente. Sou foliã da Micareta de Feira há muitos anos e te digo com toda certeza que esse posto de testagem fez a diferença na festa. Serviço importantíssimo que mostra a população que é possível se divertir e cuidar da saúde ao mesmo tempo”, avalia Dilza.

Somente no segundo dia de festa, foram realizados 957 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, sendo um resultado positivo para HIV, 20 positivos para sífilis, um caso positivo de hepatite B e uma confirmação de hepatite C. Ao todo, nos dois dias de Micareta, 1.577 testes foram realizados, com quatro testes positivo para HIV, 37 positivos para sífilis, além de outros dois positivados para hepatite C e um para hepatite B. Nove pessoas iniciaram o tratamento para sífilis no local.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, afirma que a iniciativa é uma ação preventiva. “O objetivo é quebrar o ciclo das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também estamos distribuindo preservativos no estande e em ações ao longo do circuito. Esse é um chamado que fazemos a todos os foliões: venham testar. É tranquilo, é rápido e a gente pode quebrar esse ciclo de transmissão. Não estamos medindo esforços para garantir todo o suporte aos foliões, com um atendimento de qualidade como eles merecem”, destaca.

Coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão ressalta que os casos positivos são encaminhados para tratamento. “Asseguramos para as pessoas que, em caso de resultado positivo, elas terão toda essa assistência necessária. Então, os positivados já saem daqui com o agendamento para serem atendidos por uma equipe multiprofissional e iniciar o tratamento. Já os pacientes que tiveram resultado positivo para sífilis têm a possibilidade de iniciar o tratamento no próprio estande, com a aplicação da penicilina benzatina (Benzetacil)”, explica.

O Governo da Bahia está investindo cerca de R$ 800 mil em ações de assistência, prevenção, vigilância e fiscalização da saúde durante os quatro dias de festa. São 470 plantões, número 104% a mais que em 2023, além da ampliação na frota de ambulâncias – incluindo uma nova do tipo UTI – e reforço no estoque de medicamentos e insumos.

Mais de 176 mil preservativos distribuídos

Mais de 176 mil camisinhas femininas e masculinas já foram distribuídas no estande de testagem e na ação Camisinha Tá na Mão, realizada em parceria com a superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que distribui os preservativos em diversos pontos do circuito.

Atendimentos

Durante a festa, as unidades que fazem parte da rede estadual de saúde estão funcionando em esquema especial, garantindo que baianos e turistas possam curtir tranquilos.

Nos dois primeiros dias da Micareta, foram registradas seis ocorrências médicas nas unidades estaduais, sendo as vítimas provenientes da folia. Duas foram encaminhadas para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), três para a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPA) e uma para o Hospital Estadual da Criança (HEC).

No período da Micareta, o HGCA também conta com o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de desastres ou emergência para atender até 45 vítimas simultâneas.

Fonte: ASCOM/SECOM-Bahia / Foto: Rafael Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *