Ao menos 101 cidades da Bahia deverão ter perdas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2023, depois que os dados prévios do Censo 2022 foram publicados pelo Tribunal de Contas da União.
A estimativa da União dos Municípios da Bahia (UPB) é de uma queda de R$ 467 milhões anuais para essas cidades.
Amargosa e Cruz das Almas estão entre as cidades da região afetadas pela medida. Em entrevista ao Blog do Valente, o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro , falou sobre o fato, sua repercussão e as consequências tanto para Amargosa quanto para os demais municípios circunvizinhos que sofreram diminuição do repasse do FPM.
De acordo com o gestor, os dados prévios do Censo que foram divulgados sobre Amargosa não condizem com o desenvolvimento da cidade. “Amargosa tinha uma estimativa em 2021 de 37.631 habitantes. O Censo divulgado no fim do ano passado apontava para 36.200 pessoas. Ou seja, uma queda de quase 1.500 pessoas, o que não condiz com a realidade de Amargosa. Amargosa é uma cidade que tem se desenvolvido, está entre as 30 cidades da Bahia que mais gera emprego a cada ano. Nós temos sido um polo de atração, não de expulsão da população”, afirma o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, os cortes das verbas para o Censo 2022 realizados pela gestão federal anterior, afetaram o planejamento e o andamento do censo levando à divulgação em 28 de dezembro de 2022 de dados inconclusivos tanto pelo IBGE quanto pelo Tribunal de Contas da União.
Como resultado, Amargosa sofreu um prejuízo anual de R$ 4 milhões de repasse do fundo, prejudicando áreas essenciais para a população como saúde. “Isso é ruim pois perdemos recursos para investimento e custeio de serviços públicos, deixando a população prejudicada”, reiterou o gestor.
Uma ação foi judicializada pela UPB a fim de evitar queda nos repasses do fundo de participação dos municípios.
A entrevista foi concedida ao Blog do Valente e o prefeito trouxe outros temas ligados à política, respondeu perguntas de ouvintes sobre as necessidades da cidade e falou sobre projetos a serem entregues neste ano de 2023.
Por Naira Diniz/BlogdoValente