Audiência pública marcada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para terça-feira (23), às 10h, vai colocar em pauta a ampliação do aeroporto de Barreiras, no Extremo Oeste baiano.
O pedido da audiência é do deputado Neto Carletto (PP). O parlamentar pontuou que o aeroporto atende uma região vasta e próspera, de produção agrícola e de negócios agropecuários. “Sua movimentação em 2023, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, foi de 86 mil passageiros. Estima-se que o aeroporto, se ampliado e melhorado, receberá cerca de 300 mil passageiros por ano”, disse.
Para o evento foram convidados o diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, representando o Ministro de Portos e Aeroportos, Tiago Pedroso; o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o diretor-presidente substituto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira; secretário de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação do Estado da Bahia, Sérgio Luís Lacerda Brito; vice-prefeito de Barreiras, Emerson Erbete; diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Raul de Souza; pepresentante do Movimento “Decola Oeste”, Gil Arêas; e a prefeita de Wanderley, Fernanda Silva Sá Teles.
A requalificação do aeroporto já é aguardada há décadas. Desde 2021, as obras foram colocadas sob a responsabilidade da Egis Engenharia e Consultoria LTDA, que venceu uma licitação para acelerar os trabalhos. O valor destinado para o projeto foi de R$ 996 mil. Das cinco etapas, duas teriam sido executadas. Porém, as três finais seguem amarradas, sem previsão de serem encerradas.
Uma delas adaptaria o aeroporto de Barreiras a receber aeronaves maiores, como um Boeing 737 [capacidade de até 215 passageiros], e ser rota de voos longos. Outra não menos importante é a construção de um novo terminal de passageiros.
Fonte: BN / Foto: Divulgação / Ministério dos Transportes