Euro lidera transações, mas dólar segue no topo em volume financeiro; alimentação é o maior gasto dos viajantes
Um levantamento da Wise mostra que o euro é hoje a moeda mais usada pelos brasileiros em viagens internacionais, respondendo por 50% das transações realizadas entre setembro de 2024 e setembro de 2025. O dólar americano aparece em segundo lugar, com 28%, seguido pela libra esterlina (7%).
Embora o euro concentre o maior número de operações, o dólar mantém a liderança quando o critério é o valor total gasto, com pico em janeiro de 2025.
Europa domina o destino dos gastos
Na Europa, região com maior volume de transações, Itália, Portugal e Espanha foram os países em que brasileiros mais gastaram no período analisado. O movimento atingiu seu ponto mais alto em setembro.
A sazonalidade também pesou. Durante o inverno sul-americano, o Chile registrou alta de 95% em junho e 395% em julho no volume de transações, em comparação com maio, impulsionado pelo turismo de neve.
Os países onde brasileiros mais usaram cartão no exterior
- Estados Unidos
- Itália
- Portugal
- Espanha
- França
- Reino Unido
- Brasil
- Países Baixos
- Alemanha
- Chile
Em que os brasileiros mais gastam
A categoria com maior peso nos gastos é a alimentação, que engloba restaurantes e supermercados e responde por 21% das transações. Em seguida aparecem hospedagem (5%) e produtos eletrônicos (3%).
Fonte: Money Report