Confiança da indústria recua no comparativo mensal e na média trimestral

economia

Quedas de 0,8 e 0,6 pontos são atribuídas a uma percepção da redução de demanda na maioria das categorias de uso

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,8 ponto em setembro no comparativo mensal e 0,6 ponto, na média móvel trimestral. O indicador, como informou nesta quarta-feira (28) o Ibre, da FGV, foi para 99,5 pontos. A queda conjunta é atribuída a uma percepção entre os empresários de redução de demanda em quase todas as categorias, com exceção de bens não-duráveis.

Em setembro, houve retração da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais monitorados pela sondagem. O Índice Situação Atual (ISA) caiu 1,9 ponto, indo para 100,9 pontos enquanto o Índice de Expectativas (IE) se manteve relativamente estável ao variar 0,1 ponto e cravar 98 pontos.

“Tal resultado afeta negativamente a avaliação sobre a situação atual dos negócios, apesar de uma descompressão nos custos com a redução dos preços do petróleo e da energia”, comenta o economista do FGV Ibre, Stéfano Pacini. “Para os próximos meses, nota-se um pessimismo quanto ao aumento da produção, possivelmente relacionados com a continuidade da desaceleração da atividade econômica e dificuldades ainda no abastecimento de alguns insumos”.

O FGV Ibre revelou ainda que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria caiu 1,4 ponto, retornando ao patamar observado em maio de 2022 (80,8%).

Fonte: Bahia.ba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *