O clima junino vai invadir a Senzala do Barro Preto neste domingo (16), a partir das 15h, durante mais uma edição do tradicional ‘arraiá’ do bloco afro Ilê Aiyê. O Arr’Aiyê do mais belo dos belos promete uma celebração rítmica com o melhor da música popular nordestina, incluindo arrasta-pé, forró, samba, memória, identidade e ancestralidade. Desta vez, a entrada será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será enviado para ajudar o Programa Bahia Sem Fome.
Entre as atrações confirmadas, estão a banda Chá de Arueira, o arrastão externo de samba junino do Fogueirão, o grupo Samba Tororó, além, claro, da anfitriã Band’Aiyê que, como de costume, vai animar o ambiente com sua percussão e musicalidade afro.
Reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, o samba junino estará muito bem representado no arraiá do Ilê. O Fogueirão é conhecido por manter vivo o legado africano na Bahia através da mistura da música percussiva com as manifestações culturais juninas. Ao som de instrumentos como sanfona, zabumba, guitarra, bateria, baixo e triângulo, a Chá de Arueira vai trazer seus sucessos já consagrados, do forró pé de serra ao universitário. Já o Samba Tororó participa com seu característico samba duro, gênero de identidade genuinamente soteropolitana.
Fonte: Alô alô Bahia / Foto: Reprodução