O conjunto arquitetônico formado pelo Bar dos Três Arcos, as Casas Um, Três e Sete e o Coaty, projetado, na década de 1980, por Lina Bo Bardi, João Filgueiras Lima (o Lelé), Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki e “escondido” na Ladeira da Misericórdia será revitalizado.
A informação foi confirmada pela administração municipal, tanto pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) quanto pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), mas ainda sem grandes detalhes. De acordo com Fernando Guerreiro, presidente da FGM, o projeto é do arquiteto Nivaldo Andrade.
Até o momento, o que se sabe é que o projeto prevê a recuperação das construções, requalificando suas estruturas, para que, aí, sim, elas possam ser ocupadas. Em seguida, é que seria determinada uma nova finalidade para o espaço, visitado por arquitetos do mundo inteiro.
O Coaty, por exemplo, que foi criado na época para abrigar um restaurante, caso hospede um projeto de gastronomia, será fortemente ligado à cultura, segundo Guerreiro, que reforçou, em contato com o Alô Alô Bahia, não ser possível datar as etapas da revitalização.
Em tempo, o conjunto completo – um restaurante, um bar e três casarões -, fazia parte do projeto piloto para o Plano de Recuperação do Centro Histórico da Bahia proposto por Lina.
Fonte: Alô alô Bahia