O Voz da Bahia entrevistou nesta terça-feira (26), no programa das 12h30, os representantes do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEG), Márcio Leandro do MP (Ministério Público) de Santo Antônio de Jesus, Marcos Lessa da Prefeitura Municipal e a Capitã da PM (Polícia Militar) Iza, que falaram sobre sua constituição e como a população pode ajudar os órgãos de segurança pública com a abertura deste Conselho.
Inicialmente, Márcio falou sobre o que é o Conselho e qual o seu objetivo, “já tentamos implantar o CONSEG há alguns anos através do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP), um dos projetos do Ministério Público. Dentro do CISP nós temos todos os órgãos de segurança de Santo Antônio de Jesus. Nosso intuito aqui hoje, é para convidar a sociedade nesta quarta-feira às 16h na Câmara de Vereadores para participar de uma apresentação, onde será mostrado toda a organização do CONSEG, a diretoria executiva e conselho fiscal. Uma das ações do CISP foi a implantação de um CONSEG na cidade, é composto por 13 membros, a Polícia Militar e Polícia Civil são natos, o restante dos membros são formados pela comunidade. A função primordial do CONSEG é ouvir as demandas da comunidade para interagir com os órgãos de segurança do município para buscar soluções para os problemas que tem em determinada região”, falou Márcio Leandro.
Thank you for watching
Já o representante da prefeitura, Marcos Lessa, afirmou que contou que o Conselho é um elo entre a população e os órgãos de segurança pública, “o CONSEG tem essa finalidade de ser o laço entre as forças de segurança pública e a sociedade. Nessa discussão buscamos formas de prevenção para que outras demandas semelhantes que estão sendo avaliadas não aconteçam novamente”, declarou.
Será realizado nesta quarta-feira (27), uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública na Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, que terá início por volta das 16h. Segundo Marcos, nessa reunião será discutido a necessidade de um CONSEG na cidade e a determinação de que o conselho será realmente constituído, “a reunião desta quarta será de mobilização, para organizar os organismos da sociedade, mostrar o que é o CONSEG e determinar se vamos levar a frente. A partir da sociedade mobilizada vamos pensar na organização da diretoria”, disse Marcos.
Já a representante da Polícia Militar, a capitã Iza, falou um pouco sobre a estrutura do conselho e a importância da sociedade com sua participação ativa, “o comandante do batalhão e o delegado titular da territorial de Santo Antônio de Jesus serão membros natos do Conselho. É aquele ambiente de articulação da questão da segurança pública, que é algo multifacetado e complexo. Não dá para falar e fazer segurança pública apenas com polícias. Todos precisam participar do processo de planejamento das ações policiais e o Conselho Comunitário de Segurança Pública é esse espaço. A comunidade vai trazer de forma ativa e presencial as demandas diretamente para as forças de segurança”, concluiu.