CNS

Conselho Nacional de Saúde integra evento sobre participação social na 76ª Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS)

saúde

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, integra a delegação brasileira que está na 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS) da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao lado da Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade. Pigatto participou junto da ministra Nísia Trindade na tarde desta segunda (22) da mesa “”Um chamado à ação: Institucionalizando a participação social.”

Já com com a Secretária Nacional de Vigilância e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, o presidente do CNS participou da mesa redonda estratégica “O mundo junto: processos liderados pelos Estados Membros para fortalecer a prevenção, preparação e resposta a pandemias.”, com a presenca do Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom. 

Na última semana a participação do CNS foi destacado pela Opas: “Pela primeira vez na Assembleia Mundial da Saúde teremos um evento paralelo de participação social e isso tem muito a ver com o Brasil, tem muito a ver com vocês, com os conselheiros, as conselheiras, as pessoas e as instituições que promovem a participação. Porque nós não podemos falar da saúde, como um determinante da construção social sem incluir a participação social como um eixo fundamental na construção de um sistema de saúde resiliente para e com as pessoas”, afirmou a representante da OPAS e da OMS no Brasil, Socorro Gross.

Participação da Ministra Nísia

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, discursou nesta segunda-feira (22) na plenária da 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), em Genebra, na Suíça. Órgão decisório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a reunião conta com a presença dos países-membro e desenha as políticas da Organização para os próximos doze meses. Neste ano, o tema escolhido foi “OMS aos 75: salvando vidas, levando saúde para todos”.

A Ministra destacou a retomada da agenda brasileira em defesa da equidade em saúde, da cultura de paz e do multilateralismo.

Fonte: CNS