O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai realizar nos dias 18 e 19 de outubro, na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, sua 347ª Reunião Ordinária (RO). O encontro tem como objetivo descentralizar as discussões das reuniões ordinárias do CNS para além do Distrito Federal, ampliando seu alcance em outros estados brasileiros.
Na ocasião, conselheiras e conselheiros nacionais de saúde debaterão sobre temas como racismo, saúde da população negra e a luta por um SUS antirracista sob a perspectiva do controle social. Também estão previstas a apresentação das ações desenvolvidas no Projeto Participa +, as demandas da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e os resultados do Projeto de Pesquisa da 17ª Conferência Nacional de Saúde.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, Marcos Sampaio, esse é um momento histórico para a Bahia, por ser o primeiro estado a sediar a RO do Nacional.
A agenda inclui ainda deliberarações sobre as demandas da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho e da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento. Em alusão à campanha do Outubro Rosa, o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama também estarão na pauta do encontro.
* Por Luana Veiga.
Fonte: Alô alô Bahia