O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, localizado no bairro de Santo Amaro, acaba de inaugurar uma mostra permanente com 22 painéis de Eduardo Kobra, que reproduzem murais do conhecido artista urbano brasileiro nos Estados Unidos, país onde ele tem 50 obras, o maior número depois do Brasil.
A mostra já pode ser conferida por solicitantes de visto na cidade e faz parte das celebrações pelo bicentenário das relações diplomáticas Brasil-EUA. Os Estados Unidos foram um dos primeiros países a reconhecer a Independência do Brasil e hoje figuram entre seus principais parceiros em áreas que vão de comércio e segurança a turismo, cultura e educação. As celebrações, que começaram no ano passado, com os 200 anos da independência brasileira, se estenderão até maio de 2024.
“Os Estados Unidos têm orgulho de fazer parte dessa história desde o começo. Com a nossa determinação e diversidade, nos tornamos as duas maiores democracias e economias do continente. E nada melhor do que celebrar essa amizade com projetos que reforçam ainda mais nossa forte ligação”, afirma o cônsul-geral do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge. As obras da mostra retratam valores compartilhados de nossos dois países, como tolerância, respeito, paz e união, e ajudam a contar um pouco da história da diversidade geográfica dos Estados Unidos.
A história de Eduardo Kobra está intimamente ligada aos Estados Unidos. Ele diz que, além de São Paulo, onde nasceu e cresceu, Nova Iorque sempre foi sua principal referência, por conta dos artistas de street art da década de 1970, como Eric Grohe, Jean-Michel Basquiat e Keith Haring, que o influenciaram. “Pintar nos Estados Unidos sempre foi um sonho para mim”, afirma o artista. O sonho virou realidade. Sua primeira obra no país, “O Beijo”, de 2013, acabou se tornando um dos dez pontos turísticos mais fotografados de NY, e é um dos destaques da mostra.
A área onde estão os painéis recebe um grande número de pessoas a cada ano. Só no ano passado, o Consulado de São Paulo emitiu 300 mil vistos de não-imigrantes. Juntos, a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil estão em segundo lugar entre os países que mais receberam solicitações de visto em 2022.
Fonte: Diplomacia business