Filme da Netflix, Contra o Gelo conta a história de dois homens que lutam pela sobrevivência durante uma expedição à Groenlândia
Estrelado por Nikolaj Coster-Waldau e Joe Cole, Contra o Gelo (2022) conta a história de dois homens que lutam pela sobrevivência durante uma expedição à Groenlândia em busca de um mapa perdido. O filme chegou à Netflix em março — mas, afinal, é baseado em uma história real?
Sim, o longa é baseado em uma história real — e também é inspirado no livro Two Against the ice, do autor Ejnar Mikkelsen. Ele foi responsável por liderar uma missão de resgate dinamarquesa à Groenlândia, de 1909 a 1912, conhecida como Expedição do Alabama.
A missão buscava encontrar os integrantes desaparecidos de uma outra expedição — e também achar mapas deixados no deserto de gelo, os quais poderiam provar que o local não era dividido em duas partes, refutando a reivindicação feita pelos EUA.
Com isso, Mikkelsen partiu da Dinamarca — com 50 cães e sua tripulação — rumo à Groenlândia. Mas, posteriormente, precisou deixar o navio e todos para trás, seguindo apenas com seu companheiro sem experiência IP Iversen.
Após um ano de expedição, ambos retornaram ao navio — o qual estava preso no gelo e sem tripulação, pois todos haviam ido embora. Assim, Mikkelsen e Iversen não tinham como voltar para casa, e permaneceram vagando pelo gelo e buscando a sobrevivência por mais dois anos. Finalmente, em 1912, Mikkelsen e Iversen foram resgatados por um baleeiro norueguês.
Mais sobre Contra o Gelo
Em Contra o Gelo, Nikolaj Coster-Waldau, intérprete de Jamie Lannister em Game of Thrones, interpreta o Capitão Ejnar Mikkelsen, enquanto Joe Cole, o John Shelby de Peaky Blinders, dá vida a Iver Iversen. O restante do elenco é composto por Charles Dance (Neergaard), Heida Reed (Naja), Þorsteinn Bachmann (Amdrup), Gísli Örn Garðarsson (Jörgensen), Nick Jameson (Holm), Sam Redford (Laub), Ed Speleers (Bessel), e Frankie Wilson (Unger).
Fonte: Rollingstone