Por Diogo Souza (Mídia Ipirá)
Campeonato municipal ipiraense está fazendo escola. O que era pra ser um fortalecimento do futebol na zona rural ipiraense, com vistas a um congraçamento entre as comunidades participantes, e movimento da economia nas localidades que sediarão as partidas, se tornou uma preocupação desproporcional com o formato que estão querendo dar ao torneio.

“Achei que a Copa Rural era pra ser mais local. A gente fica triste por essa parte, vai ter time que talvez não tenha dois jogadores representando sua localidade. Dois ou três clubes estão bagunçando a Copa Rural. Colega nosso disse que teve atleta que achou 1.500 reais para jogar uma partida”, reclamou o vereador Nielson, um dos entusiastas da Copa.
De acordo com o vereador, está havendo uma migração de jogadores de uma localidade para outra, até mesmo daqui da cidade para jogar por algum clube no interior, o que descaracteriza a ideia principal com a copa, de representatividade genuína.
“Quero que aconteça, mas de uma forma mais equilibrada e respeitosa, sem precisar derramar tanto dinheiro em um campeonato que tem como premiação 7 mil para o campeão e 5 mil para o vice”, ponderou.
O vereador Petson, que defende a ideia de que a Copa Rural seja uma porta de acesso para o campeonato municipal, para os jogadores que se destacam, também lamentou. “Divido com você, colega Nielson, essa decepção. O intuito aqui não é o amor pelo futebol e pelo esporte, mas uma competitividade esportiva que não cabe em nossa realidade”, pontuou, acrescentando que é preciso que se estabeleça em regulamento as condições para evitar essa ‘importação’ de jogadores, não só na copa rural, mas também no campeonato municipal.
“Nossa intenção, desde o início, era promover o esporte e incentivar o surgimento de novos atletas. Muitos querem contratar, mas na hora querem que o vereador esteja pagando”, disse Roberval, que também alertou para a necessidade de promover cultura e incentivar o esporte, sem priorizar rivalidade.
Após a “última reunião importante” entre clubes e Liga, conforme foi comunicada na quarta, 10, nenhuma informação foi publicada acerca de encaminhamentos dados sobre a Copa Rural 2025, nas redes da Liga e da prefeitura.