Times fazem no domingo, 21, no Maracanã, a grande decisão da Copa do Brasil; novo empate leva partida para as penalidades
Corinthians e Vasco empataram por 0 a 0 na Neo Química Arena, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil 2025. O duelo desta quarta-feira, 17, foi marcado pelo equilíbrio e por oportunidades claras desperdiçadas ou invalidadas, deixando o confronto totalmente aberto. O jogo de volta acontece no domingo, no Maracanã, no Rio.
Intervenções do VAR e equilíbrio tático

Duelo de camisas 10: Memphis e Coutinho foram companheiros no Barcelona – Alexandre Battibugli/PLACAR
O primeiro tempo começou estudado, mas logo ganhou contornos dramáticos. O Vasco, comandado por Fernando Diniz, não se intimidou com a torcida adversária e chegou a balançar as redes aos 18 minutos. Andrés Gómez serviu Rayan, que marcou, mas o impedimento foi assinalado e confirmado pelo VAR. A resposta do Timão veio na mesma moeda: aos 26, Memphis Depay completou para o gol após desvio de Yuri Alberto, mas o holandês também estava em posição irregular, mantendo o placar zerado.
A etapa inicial seguiu com chances para ambos os lados. O Cruzmaltino teve uma oportunidade de ouro com Puma Rodríguez, que hesitou na frente de Hugo Souza e perdeu o ângulo. Já o Corinthians assustou com Memphis, que escorregou dentro da área, desperdiçando uma boa trama ofensiva.
Trave salva o Timão e pressão final

Memphis não gostou de ser substituído no segundo tempo do Corinthians x Vasco – Alexandre Battibugli/PLACAR
No segundo tempo, o jogo ganhou mais intensidade. O Vasco criou a chance mais clara da partida aos 21 minutos. Após cobrança de falta de Coutinho, Barros cabeceou com firmeza e a bola explodiu no travessão, silenciando momentaneamente a Arena. O time carioca parecia mais perigoso nos contra-ataques, explorando a velocidade de seus pontas.
Dorival Júnior tentou mudar o panorama com as entradas de Carrillo, Vitinho e Dieguinho. Nos minutos finais, o Corinthians aumentou o volume ofensivo, empurrando o adversário para a defesa. Já nos acréscimos, Vitinho arriscou um chute colocado de fora da área, obrigando Léo Jardim a fazer uma defesa segura para garantir o empate.
Com o resultado de 0 a 0, quem vencer o jogo de volta, no próximo domingo, às 18h, no Maracanã, será o campeão. Um novo empate levará a decisão do título para a disputa de pênaltis.
Maiores campeões de Copa do Brasil
- 6 vezes – Cruzeiro
- 5 – Flamengo e Grêmio
- 4 – Palmeiras
- 3 – Corinthians
- 2 – Atlético-MG
- 1 – Internacional, Fluminense, Athletico Paranaense, Sport, Santos, Vasco, São Paulo, Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista
Fonte: Placar / Corinthians x Vasco fazem primeiro jogo da final da Copa do Brasil – Alexandre Battibugli/PLACAR