Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Crise de ansiedade é causa de 67% dos atendimentos de saúde no Carnaval de Salvador

Bahia

Nos módulos Fique Sabendo, onde foram realizados testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), houve um um aumento de mais de 25% nas testagens em comparação ao Carnaval de 2023

Crise de ansiedade foi o principal motivo dos atendimentos nos módulos de saúde mental instalados nos circuitos de Salvador durante a folia deste ano. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgados nesta quarta-feira (14), o transtorno foi responsável por 67% dos atendimentos.

Ao todo, mais de 300 foliões receberam assistência especializada entre sexta-feira (9) e terça-feira (13). Entre eles, 28 (9%) precisaram de transferências.

Ainda segundo dados da SMS, o perfil dos pacientes é de adultos (88%), do sexo feminino (66%). A maioria dos atendimentos envolveu transtornos ansiosos (67%), consumo de álcool e outras drogas (35%) e transtornos psicóticos (4%).

Já nos módulos Fique Sabendo, onde foram realizados testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), houve um um aumento de mais de 25% nas testagens em comparação com o Carnaval de 2023. Ao todo, foram realizados 5.824 testes para ISTs com 30 casos positivos para HIV, 208 reagentes de sífilis e 14 casos de hepatite. Dentre os 208 positivados para sífilis, 60 aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina.

📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp

Fonte: Metro1