A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (4), as normas e o cronograma para as eleições de líderes de classe e jovens ouvidores nas escolas estaduais, em 2025. As iniciativas visam fortalecer o protagonismo juvenil, a representatividade de grupos identitários e a gestão democrática nas unidades escolares.

Os líderes de classe terão o papel de mediar o diálogo entre alunos e a gestão escolar, promover projetos pedagógicos e participar de conselhos educacionais. O processo eleitoral ocorrerá em quatro etapas, entre março e abril de 2025, com eleições nas turmas, escolas, municípios e territórios de identidade. Além de eleger líderes e vice-líderes, haverá representantes de segmentos específicos, como indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e estudantes do campo.
As eleições para líderes de Ccasse serão realizadas de forma presencial, com a participação de todos os estudantes regularmente matriculados na turma, garantindo a representatividade e a equidade de gênero, étnico-racial e identitária. O processo eleitoral será coordenado por uma comissão formada por membros da comunidade escolar. A participação de estudantes que já ocupem cargos de jovens ouvidores ou que integrem grêmios e entidades estudantis é vedada, visando ampliar a representatividade e a participação de diferentes perfis de estudantes nos espaços de liderança.

Foto: Feijão Almeida
A coordenadora de Políticas Públicas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, reforça que o Programa Líderes de Classe, que completa dez anos em 2025, é uma estratégia da SEC para fortalecer o protagonismo estudantil, promovendo empoderamento e participação ativa nas escolas. “As eleições incentivam a gestão democrática e a corresponsabilidade pela educação. A portaria foi publicada na jornada pedagógica para apoiar o planejamento e o acompanhamento das lideranças”, pontua.
O Projeto Jovem Ouvidor elegerá estudantes para atuar como intermediadores entre a comunidade escolar e a Ouvidoria da Educação, com o objetivo de promover o diálogo e a escuta ativa nas escolas. As eleições ocorrerão em duas fases: a Etapa Escolar, de 1º a 18 de abril, e a Etapa Territorial, de 21 a 30 de abril. Na segunda fase, serão escolhidos os cargos de jovem ouvidor, jovem ouvidor adjunto, jovem ouvidor com deficiência, jovem ouvidor do campo, jovem ouvidor indígena, jovem ouvidor quilombola e jovem ouvidor LGBTQIAPN+.
Os candidatos devem estar matriculados na rede estadual, frequentar as aulas regularmente e demonstrar disponibilidade para formações presenciais e reuniões on-line. Estudantes que já exerceram o cargo por dois mandatos consecutivos ou que ocupam outras funções de liderança, como líder de classe ou membros de grêmios estudantis, não poderão concorrer. O mandato terá duração de um ano, podendo ser renovado por mais um período.

Foto: Feijão Almeida
As informações detalhadas sobre as eleições estão disponíveis através dos links:
Cronograma da eleição de líderes de classe 2025:
Etapa de Turma: 17 a 31 de março
Etapa Escolar: 1º a 7 de abril
Etapa Municipal: 8 a 18 de abril
Etapa Territorial: 21 a 30 de abril
Cronograma da eleição de jovens ouvidores 2025:
Etapa Escolar: 1º a 18 de abril
Etapa Territorial: 21a 30 de abril.
Fonte: Ascom Jornalismo / Foto: Feijão Almeida