A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) lançou, na quinta-feira (5), uma campanha de reconhecimento de paternidade e vai oferecer teste de DNA gratuitos.
A dupla Bahia e Vitória também participa da campanha. Os dois clubes vão cobrar os torcedores que reconheçam a paternidade, mas também sejam homens responsáveis e presentes nas vidas dos filhos.
Apesar de chamar os pais à responsabilidade, a DPE vai manter a tradição de disponibilizar um atendimento especial para os homens que desejarem fazer o teste de DNA gratuito, uma das marcas da Ação Cidadã desde 2007.
Entre os próximos dias 9 e 20 de agosto, através do número (71) 9104-2907, os supostos pais que desejarem dar esse passo importante para o reconhecimento da paternidade poderão agendar a data e o local do exame.
Há apenas dois requisitos: morar em Salvador ou região Metropolitana e não ter registrado o nome do pai na certidão de nascimento do(a) filho(a). Neste caso, será necessário apresentar RG, CPF, comprovantes de residência da mãe e do suposto pai, e certidão de nascimento do(a) filho(a).
Para realizar o exame, é necessário ser morador de Salvador ou de cidades da Região Metropolitana e não ter registrado o nome do pai na certidão de nascimento do filho. Serão exigidos ainda os documentos RG, CPF, comprovantes de residência da mãe e do suposto pai, além da certidão de nascimento do filho.
A ação foi lançada em 2007, como o objetivo de realizar os exames gratuitos e orientar os baianos sobre questões que envolvem a paternidade responsável e as relações familiares. A Defensoria oferece orientações jurídicas, conciliação e mediação de conflitos.
Foto: sociedadeonline