“Diabetes e bem estar no trabalho” é tema do Dia Mundial do Diabetes 2025

Bahia saúde

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) reforça o compromisso com a educação em saúde, a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, que hoje afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Neste mês do Novembro Azul, o Cedeba intensifica as ações educativas e de mobilização social, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e acompanhamento médico contínuo como pilares fundamentais na prevenção e controle do diabetes.

Com o tema  “Diabetes e bem estar no trabalho” o Cedeba busca difundir o conhecimento sobre o autocuidado e o papel da atenção primária em saúde na prevenção e controle da diabetes, ampliando a capacidade das pessoas e dos profissionais de reconhecerem precocemente os sinais da doença e evitarem complicações graves.

Para marcar a data, serão realizadas atividades no Cedeba, voltadas para servidores e usuários, com palestras, rodas de conversa, avaliações e campanhas. A diretoria da unidade oficiou todos os secretários municipais de saúde, sensibilizando-os a todos para adesão à Campanha, que terá ações educativas e digitais sobre prevenção e diagnóstico precoce; capacitação de equipes de saúde; rodas de conversa com a comunidade, através das Caravanas Temáticas sobre direitos das pessoas com diabetes e cuidados com a alimentação.
Amanhã, dia 14, será aplicado um questionário de risco para aferição  aferição de glicemia para a população idade acima de 35 anos. No térreo do Centro de Atenção à Saúde, onde está localizado
o Cedeba, serão promovidas atividades voltadas para servidores e usuários, com palestras, rodas de conversa e avaliações. além da colocação de faixa alusiva e painel de difusão do Novembro Azul, para registro de fotos.

O CEDEBA

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991, pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo reconhecido oficialmente pela ONU em 2006. A data marca o nascimento de Frederick Banting, um dos descobridores da insulina, e simboliza a importância da ciência, da educação e da união global na luta contra o diabetes.
O Cedeba, de acordo com a diretora, a médica endocrinologista Reine Chaves, busca incessantemente introduzir novas tecnologias e medicações que melhorem a condição clínica da pessoa com diabetes e a oferta de curso de educação permanente em diabetes, para os profissionais da área. o acesso ao link

Fonte: Cedeba / Foto: Cedeba\dia mundial / Fabio-Rodrigues-Pozzebom-Agencia-Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *