Diretor de ‘O agente secreto’ critica Bolsonaro após vitória no Globo de Ouro

Bahia Brasil cultura

Segunda, 12 de janeiro de 2026

“Ele foi irresponsável de forma épica por não liderar o Brasil”, afirmou Kleber Mendonça Filho

O diretor “O agente secreto”, Kleber Mendonça Filho, criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista coletiva concedida após vitória na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de OuroO filme também levou o prêmio de Melhor Ator para o protagonista Wagner Moura.

“Há cerca de 10 anos, o Brasil deu uma guinada muito acentuada para a direita e esse tempo já passou. Agora o ex-presidente (Bolsonaro) está preso. Ele foi irresponsável de forma épica por não liderar o Brasil”, declarou, ao final da premiação.  “Acredito que os filmes e cinema podem ser formas de expressar o luto de tempos que a sociedade na qual vivemos passa.”

“O agente secreto” concorreu com “Foi apenas um acidente”, de Jafar Panahi, “Valor sentimental”, de Joachim Trier, “A única saída”, de Park Chan-wook, “Sirât”, de Oliver Laxe e “A voz de Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania. A vitória no Globo de Ouro reforça o favoritismo do longa na corrida ao Oscar.

Na cerimônia de premiação, em seu discurso realizado ao receber o prêmio, o diretor dedicou o filme aos novos cineastas.

“É uma honra estar nesse grupo de filmes internacionais e também com grandes filmes dos Estados Unidos.  Eu dedico este prêmio aos jovens diretores. Este é um momento muito importante para se fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens americanos, façam filmes”, ele acrescentou.

Fonte: ICL Noticias /

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *