Segunda, 12 de janeiro de 2026
“Ele foi irresponsável de forma épica por não liderar o Brasil”, afirmou Kleber Mendonça Filho
O diretor “O agente secreto”, Kleber Mendonça Filho, criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista coletiva concedida após vitória na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro. O filme também levou o prêmio de Melhor Ator para o protagonista Wagner Moura.
“Há cerca de 10 anos, o Brasil deu uma guinada muito acentuada para a direita e esse tempo já passou. Agora o ex-presidente (Bolsonaro) está preso. Ele foi irresponsável de forma épica por não liderar o Brasil”, declarou, ao final da premiação. “Acredito que os filmes e cinema podem ser formas de expressar o luto de tempos que a sociedade na qual vivemos passa.”
“O agente secreto” concorreu com “Foi apenas um acidente”, de Jafar Panahi, “Valor sentimental”, de Joachim Trier, “A única saída”, de Park Chan-wook, “Sirât”, de Oliver Laxe e “A voz de Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania. A vitória no Globo de Ouro reforça o favoritismo do longa na corrida ao Oscar.
Na cerimônia de premiação, em seu discurso realizado ao receber o prêmio, o diretor dedicou o filme aos novos cineastas.
“É uma honra estar nesse grupo de filmes internacionais e também com grandes filmes dos Estados Unidos. Eu dedico este prêmio aos jovens diretores. Este é um momento muito importante para se fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Jovens americanos, façam filmes”, ele acrescentou.
Fonte: ICL Noticias /