Documentário baiano “Aprender a Sonhar” é selecionado para o 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul

cultura

O documentário “Aprender a Sonhar”, dirigido pelo cineasta baiano Vítor Rocha, foi selecionado para a mostra competitiva de longas-metragens do 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). A première será exibida em 8 de setembro de 2025, às 20h30, no Cine Show Beiramar, em Florianópolis (SC).

A produção foi escolhida para o programa principal de seis longas-metragens entre cerca de 150 inscritos de todo o país. A estreia comercial está prevista para outubro de 2025. Filmado entre 2016 e 2023, o documentário apresenta a trajetória de jovens de comunidades periféricas no processo de ingresso e conclusão do Ensino Superior, abordando também os efeitos da Lei de Cotas (12.711/2012).

Enredo e abordagem

A narrativa acompanha o cotidiano e momentos marcantes de personagens que buscam acesso à educação superior sem abrir mão de seus territórios, culturas e tradições. O filme retrata tanto os desafios enfrentados, incluindo o racismo estrutural, quanto as conquistas obtidas no processo de formação acadêmica.

Produção e distribuição

“Aprender a Sonhar” é uma produção da Caranguejeira Filmes e distribuição da Abará Filmes, ambas sediadas na Bahia. A Abará já distribuiu outros quatro longas: “1798 – Revolta dos Búzios”, de Antonio Olavo; “Revoada”, de José Umberto Dias; “Brazyl – Uma Ópera Tragicrônica”, de José Walter Lima; e “Minha Cuba, Minha Máxima Cuba”, de Júlio Góes.

A distribuição do documentário é financiada pela Lei Paulo Gustavo Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura (MinC). A produção conta com apoio financeiro do MinC e da Ancine/BRDE/FSA, via Governo Federal.

Além do longa, a obra também foi adaptada para série de televisão com duas temporadas, exibidas em TVs públicas como TV BrasilTV Cultura e TVE-BA, além de canais por assinatura e plataformas de streaming.

Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *