A Defensoria Pública da União (DPU) cobrou providências das autoridades de segurança pública após o ataque à Aldeia Pataxó Kaí, localizada no município de Prado, no extremo sul da Bahia. A manifestação foi divulgada esta semana.
De acordo com a DPU, cerca de 40 pessoas chegaram à comunidade em um ônibus e efetuaram disparos de arma de fogo contra os indígenas. Pelo menos dois moradores foram baleados e precisaram ser socorridos e encaminhados para atendimento hospitalar.
Em ofício encaminhado aos órgãos de segurança, a Defensoria solicitou a adoção imediata de medidas para garantir a proteção da comunidade, além da apuração rigorosa dos fatos e a preservação da cena do crime. O documento foi enviado à Polícia Federal, à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e à Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A Defensoria Nacional de Direitos Humanos avaliou que o caso pode configurar grave violação de direitos humanos, atingindo direitos fundamentais dos povos indígenas, como a vida, a segurança, a integridade física e o território tradicionalmente ocupado.
Fonte: Siga a Notícia / Foto:Pillar Pedreira/Agência Senado