Chegou ao fim, no domingo (13), a Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em Uberlândia. No feminino, pódio 100% brasileiro. Duda/Ana Patrícia ficaram com o ouro superando Andressa/Vitória, que ficaram com a prata. O bronze ficou com Carol Solberg/Bárbara Seixas. No masculino, o ouro ficou com a dupla André/George após jogo equilibrado contra Pedro Solberg/Arthur, que ficaram com a prata. Os noruegueses Mol, A./Sørum ganharam bronze.
Campeãs mundiais em Roma, Duda e Ana Patrícia triunfaram novamente. Desta vez, na areia de Uberlândia. Jogando literalmente em casa, no Praia Clube, a dupla fez jogo duro para vencer as compatriotas Andressa/Vitória por 2 sets a 1 (21/17, 27/29 e 15/11)
Duda e Ana Patrícia abriram vantagem no primeiro set após abrirem 14 a 11. A dupla administrou a vantagem sem dar chances para fechar em 21 a 17. Já no segundo, foi a vez de Andressa/Vitória crescerem na partida.
Após início equilibrado, Duda e Ana pareciam encaminhar o set ao final com 19 a 16 mas tomaram virada com bloqueios e contra-ataques de Andressa, que equilibraram novamente o marcador. Após rallys e troca de lideranças, Vitória fechou o segundo set, 29 a 27, e empatou a partida. No tie-break, melhor para Duda e Ana que foram mais eficientes nos fundamentos.
Já na final masculina, André/George travaram jogo duro para superar Pedro Solberg/Arthur por 2 sets a 1 (30/28, 15/21 e 11/15). O primeiro set foi bastante disputado com vários rallys e trocas de lideranças. No detalhe, Pedro e Arthur foram mais eficientes nas oportunidades de viradas de bola e venceram em 30 a 28. Já no segundo set, André e George se reabilitaram, erraram menos e foram melhores em ataques-defesas, 21 a 15. No tie-break, a dupla embalada pela vitória do set anterior, foi mais consistente e se impôs com mais efetividade nos fundamentos para levar o ouro da etapa.
Disputas de terceiro lugar
Pela manhã, Bárbara Seixas/Carol Solberg superaram Taiana/Hegê por 2 sets a 1 (19/21, 21/17 e 13/15). A dupla que ganhou ouro na etapa em Doha neste ano, do Circuito Mundial da modalidade, começou melhor a partida e cometeu menos erros que as compatriotas. No set seguinte, Taiana/Hegê com boas defesas e segurança nos ataques, se reabilitaram com 21 a 17 e levaram o jogo para o tie-break. O forte equilíbrio imperou entre as duplas no tie-break, mas Bárbara e Carol cresceram na reta final e fecharam em 15 a 13 para faturar o bronze.
Na disputa do bronze no masculino, Renato/Vitor Felipe foram derrotados pela dupla norueguesa Mol, A./Sørum, por 2 sets a 1 (19/21, 21/19 e 10/15). Os brasileiros sofreram com os bloqueios adversários na primeira parcial. Na segunda, a dupla da casa se reabilitou e devolveu o mesmo placar, 21 a 19. Mas no terceiro, a dupla noruegueses abriu cinco pontos de vantagem logo no início do tie-break e manteve o forte ritmo entre os fundamentos até o final, 15 a 13 para os atuais campeões olímpicos da categoria.
Fonte: Surto Olímpico