Duna: O que os vermes de areia comem e por que são tão importantes?

cultura

Os vermes de areia em Duna são criaturas gigantes e quase mataram o personagem de Timothée Chalamet – mas dieta deles não é baseada em humanos

Os vermes de areais são uma constante ameaça desde a primeira aparição deles no planeta Arrakis, no filme Duna (2021). Até o protagonista Paul Atreides (Timothée Chalamet) quase morreu ao se deparar com um. A dieta das criaturas gigantes, no entanto, não é composta por humanos.

A maior parte da alimentação dos vermes ocorre embaixo da areia, onde encontram espécies de plânctons. Comer pessoas, na verdade, seria fatal, pois água é como um veneno para eles, e 60% do corpo humano é água. 

Apesar desse detalhe, os vermes parecem perseguir quem caminha pelo deserto. Isso acontece por conta das vibrações da movimentação dos pés. Os Fremen desenvolveram um método único, imitando as idas e vindas da areia para os despistar.

Além de não comerem pessoas, as criaturas também são fundamentais para o ecossistema do planeta. A especiaria mais valiosa do universo de Duna é melange, matéria-prima para combustível, também usada como alucinógeno responsável por prolongar a vida dos humanos. Sem os vermes, mélange não existira, pois o produto é extraído das larvas ligadas a elas.,

Mais sobre Duna

A trama se passa em um futuro distópico onde planetas inteiros são comandados por casas nobres, integrantes de um império feudal intergalático. A família de Paul Atreides domina o planeta deserto Arrakis, conhecido como Duna. O lugar é o único responsável por produzir mélange, especiaria mais importante do cosmos. No entanto, não será uma tarefa fácil governar esse mundo.

Fonte: Rollingstone

Parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *