Educadores (as) baianos (as) participam de Encontro Nacional de Educação STEAM

educação

Quinze (15) educadores da rede pública estadual de educação da Bahia participam, entre os dias 1ª e 05 de setembro, em São Paulo, do Encontro Nacional de Educação STEAM. O grupo, composto por professores dos NTEs 04, 09, 18, 19, 20, 21, 22, 25 e 26.

A participação dos educadores no evento irá contribuir para a criação de comunidades de STEAM na Bahia, ajudará a potencializar os currículos escolares por meio de novos projetos, desenvolvidos pelas professoras e estudantes, além de estimular o desenvolvimento de projetos que modelem soluções sustentáveis, partindo de problemas concretos e reais identificados pelas educadoras e estudantes.

O envio dos professores da Bahia para o encontro está alinhado aos desafios identificados no Plano de Formação do Instituto Anísio Teixeira e responde diretamente à necessidade de garantir a qualificação e atualização contínua dos educadores, capacitando-os para enfrentar as complexidades e demandas em constante transformação no campo da educação. O objetivo é elevar os padrões de qualidade, proporcionando suporte ao desenvolvimento profissional e promovendo uma cultura de aprendizagem e inovação nas escolas, por meio do aperfeiçoamento pedagógico e da integração de práticas educacionais inovadoras.

“A experiência é extremamente enriquecedora para a trajetória dos educadores(as) formadores(as) no Instituto Anísio Teixeira (IAT), pois o evento abre espaço para diálogo, trocas significativas e atualizações sobre práticas pedagógicas inovadoras. Também os aproxima do uso de tecnologias educacionais e de estratégias de ensino-aprendizagem que dialogam diretamente com os desafios da formação continuada de professores na rede pública”, afirmou a professora formadora do IAT Maysa da Silva Lobo.

“A educação STEAM, na verdade, é uma das possibilidades que nos permite resignificar a prática docente, trazendo toda esta modernidade, o uso das tecnologias, da inteligência artificial, para potencializar o que a gente já sabe, conquistar este novo público, estas gerações que têm tanto saberes, e contextualizar tudo isso para os alunos possam aprender dentro deste contexto. É mais uma alternativa para a gente potencializar e continuar fortalecendo a educação da nossa Bahia”, destacou o professor Rafael da Silva do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Felipe Evangelista Neto, Mutuípe (NTE 09).

Durante uma semana, os integrantes da delegação baiana serão expostos a ferramentas digitais e a metodologias de ensino inovadoras que têm por objetivo ajudá-los a fortalecer a educação pública e promover uma melhor preparação dos jovens brasileiros para o mercado de trabalho. Além do contato com as ferramentas, os educadores participaram de atividades práticas e, interagindo com outros participantes da Bahia, prepararam um Plano de Ação para implantação no estado.

O Encontro Nacional de Educação STEAM 2025, promovido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), conta com patrocínio master da Embaixada dos EUA no Brasil e o apoio do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil. A iniciativa também recebe suporte institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O evento é uma continuidade e ampliação do programa STEAM TechCamp e tem como objetivo consolidar uma rede nacional de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes nas áreas STEAM. Esses profissionais são formados para fortalecer políticas educacionais e implementar práticas de aprendizagem ativa no ensino público básico em todo o país.

Fonte: ASCOM/IAT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *