Educadores de 06 NTEs participam de formação para ingressantes no IAT

Bahia educação

Educadores que ingressaram na rede estadual de educação no último concurso participaram, nesta segunda feira (07), no Instituto Anísio Teixeira, do primeiro dia de atividades da etapa presencial da ‘Formação para educadores ingressantes na rede estadual’. Estiveram presentes professores dos Núcleos Territoriais de Educação 06, 09, 15, 17, 18 e 21.

A ação formativa visa acolher e apoiar os novos servidores no desenvolvimento profissional, com vista à melhoria em diversos aspectos no exercício do magistério no serviço público. A proposta é apresentar para os novos educadores a estrutura da gestão pública, a compreensão acerca dos contextos das Juventudes, modalidades de ensino, relações interpessoais, currículo, educação inclusiva, avaliação, metodologias, bem como os desafios e as possibilidades de desenvolvimento no exercício da profissão.

A atividade foi aberta com uma conferência sobre ‘O papel do Educador da Rede Pública na atualidade’ que foi ministrada pela superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Helaine Souza.

Na oportunidade, a gestora contou um pouco sobre a sua trajetória profissional na rede pública estadual de ensino, discorreu sobre as inúmeras possibilidades de desenvolvimento que a rede oferece para professores, destacou o importante papel do educador na transformação da educação e deu dicas importantes aos novos educadores.

“Façam redes. Compartilhem vivências. Isso é empoderador. Além disso, cuidem da vida profissional e da carreira de vocês.  Ninguém poderá fazer isso por vocês. E por fim, cuidem da saúde mental. Isso aqui é meio de vida, não de morte. Se deixarmos para ser felizes só nos finais de semana a gente sucumbe ”, contou Helaine Souza.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação destacou ainda o quão importante é para os ingressantes estarem atentos às oportunidades que a rede estadual oferece e refletiu acerca da humanidade que existe nas relações dentro do ambiente escolar. “A educação é um encontro humano, não percam isso. Não percam esta humanidade. Aquela sala de 40 pessoas é composta de seres humanos e a gente precisa enxergar a humanidade destes meninos. Porque, às vezes, a gente coisifica, e não porque somos pessoas ruins, mas porque são muitos, e isso tira a possibilidade da gente se indignar, mas também da gente se encantar, de ver a beleza do cotidiano. E tem beleza do cotidiano. Ela existe. Só precisamos estar atentos”, refletiu.

Ainda neste primeiro dia de formação os professores assistiram a um painel sobre Progressão e Carreira no Magistério Público, que foi ministrado pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Educação, e puderam tirar suas dúvidas sobre diversas questões.

“A Sudepe cuida da vida funcional de vocês e, para além disso, temos o Programa Saúde do Professor, que tem como motivação promover a saúde dos nossos docentes. Temos atendimentos individuais com psicólogos, rodas de conversa, oficinas, trabalhamos com toda a comunidade escolar, porque a gente entende que não pode deixar a Secretaria da Educação sem ter esta assistência, sem cuidar deste lado humano da organização”, destacou a superintendente da Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Rosário Muricy.

Os ingressantes conheceram também a estrutura e o trabalho realizado pelo Instituto Anísio Teixeira e participaram de oficinas de Cultura Maker, Aprendizagem Ativa, Jogos Teatrais, Produção de vídeos curtos, Inteligência Artificial na Educação e Produção de Podcast.

“Esse momento, além de nos trazer muitas informações sobre os nossos direitos e deveres, nos incentiva a buscar, cada vez mais, conhecimento e formações que nos permitam evoluir no nosso trabalho e nos ajudem a tornar a educação cada vez mais acessível e democrática”, afirmou o professor de matemática de Capim Grosso (NTE 15), Antônio Carlos Bispo de Oliveira.

Esta é a primeira turma de ingressantes a realizar a formação em 2025. Ainda em abril, mais três grupos de professores recém ingressados participarão da ação formativa.

Fonte: ASCOM/IAT / Foto: ASCOM/IAT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *