Estão abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para a Formação em Educação Ambiental e Mudanças Climáticas. Ofertada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), a ação formativa tem como objetivo capacitar educadores para promover ações individuais e coletivas voltadas à mitigação das mudanças climáticas. Estão sendo oferecidas 2.000 vagas para professores da rede estadual e redes municipais de ensino da Bahia.

A atividade, que será online, possui carga horária de 60h e está dividida em 04 módulos: ‘Pegada Ecológica e Ações para Mitigar as Mudanças Climáticas’, ‘Escassez de Recursos e Análise de Dados’, ‘Soluções Sustentáveis e Biomimética’ e ‘Tecnologias e Ferramentas para Monitoramento do Clima’.
A formação abordará questões sociais e éticas relacionadas à crise climática, incentivando reflexões sobre as desigualdades e os impactos globais e locais desse fenômeno. Também apresentará metodologias e ferramentas práticas para integrar o tema ao ambiente escolar e à comunidade, fortalecendo a conscientização e o engajamento na busca por soluções sustentáveis. Será um dos pré-requisitos para que as escolas recebam a estação meteorológica desenvolvida pela equipe do IAT.
“A Formação em Educação Ambiental e Mudanças Climáticas é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre sustentabilidade e desenvolver práticas que podem transformar a realidade escolar e comunitária. A abordagem STEAM e o uso dos ODS como referência trazem uma perspectiva interdisciplinar e inovadora, preparando os educadores para inspirar seus estudantes a compreenderem e enfrentarem os desafios ambientais do nosso tempo. Esperamos que essa jornada de aprendizado os motive a aplicar metodologias ativas, promover projetos sustentáveis e incentivar o protagonismo estudantil”, afirmou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago.
Fonte: Ascom IAT / Foto: Claudionor Júnior/SEC