Por Gabriel Lopes
Com o fechamento do prazo para registro de candidaturas já é possível fazer um raio-X sobre a disputa pelas prefeituras espalhadas pelos quatro cantos da Bahia. Com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Bahia Notícias separou algumas informações sobre o cenário para outubro.
Ao todo, o estado registrou 1.139 pedidos de registros de candidaturas a prefeito. Todas as aplicações são julgadas pela Justiça Eleitoral. No primeiro momento são divididas em duas categorias: julgadas – neste momento apenas 23 estão nessa condição – e cadastradas (aguardando deferimento).
Com as 1.140 candidaturas e considerando os 417 municípios baianos, a proporção de concorrência é de 2,73 candidatos por cidade.
Os números do TSE também apontam que o PSD é o partido com maior número de candidatos para o Executivo: 227. Fecham o pódio com mais candidaturas o PT (157) e o Avante (131). Destaque ainda para MDB, com 118 candidatos a prefeito, PP com 84 e União Brasil com 81.
Os dados consolidam um cenário já indicado ao longo do ano. Em junho a reportagem do BN fez um levantamento completo com o número de prefeitos filiados aos partidos. O PSD manteve a liderança e chega para a disputa de 2024 mostrando sua força.
Em 2020 o PSD saiu das urnas com 107 prefeitos. Para este ano, apresentou crescimento de 16,8%, totalizando 125 cidades sob seu comando.
Fonte: BN/ Convenção do PSD na Bahia em 2019 | Foto: Divulgação