Encontros supresa e apostas para o Carnaval; veja detalhes da primeira noite do Festival de Verão

cultura

Anunciado como um ‘festival de encontros’, os shows reuniram grandes nomes da música; festa começou no sábado (28) e vai até este domingo (29)

Por: Gabriel Amorim no dia 29 de janeiro de 2023

A primeira noite do Festival de Verão entregou aquilo que prometeu: encontros de estilo no palco. Entre os destaques, o show dos “manos” Gil e Caetano, um dueto inédito entre Ivete Sangalo e Luedji Luna e as presenças surpresas de Daniella Mercury e Vanessa da Mata. 

O sol ainda aquecia o parque de exposições quando os shows começaram, por volta das 16h. O esquema montado com dois palcos principais lado a lado reduziu o tempo de espera entre os shows para cinco minutos e impôs uma maratona àqueles que queriam acompanhar todas as atrações do primeiro dia de festa. 

Anunciado como um festival de encontros, os shows reuniram grandes nomes da música. Uma das presenças mais acalmadas veio no terceiro show da noite. Na última meia hora de apresentação, Criolo cedeu o palco para Ney Matogrosso levar os baianos e turistas a um frenesi. “Com todo carinho, alegria e o máximo respeito do mundo recebam Ney”, pediu Criolo. Cantando sucessos como “Quero botar meu bloco na rua” e “Homem com H”, Ney retribuiu o carinho. “Boa noite Bahia, o povo mais gostoso desse Brasil”, disse Ney, animando o público.

Outro ponto alto foi o encontro de Caetano Veloso e Gilberto Gil. A dupla de amigos foi a única entre as atrações conjuntas que ficou junta no palco por quase todo o tempo do show. Em um momento da apresentação os dois fizeram uma homenagem a Gal Costa, que morreu em 2022. “Fizemos poucas músicas juntos mas essa fizemos para Gal Costa cantar. Agora vamos cantar em homenagem a ela e a sua voz sempre presente” disse Caetano, antes de entoar os versos de “Divino Maravilhoso”. Durante a canção Veloso tirou a camisa de botão que vestia, exibindo outra blusa estampada com o nome de Gal. 

Antes deles, Margareth Menezes foi ovacionada pelo público que a recebeu aos gritos de “ministra”. A cantora agradeceu. “Estou lá porque acho importante ter alguém de nós lá. Mas também amo estar aqui” disse ao iniciar o show. A apresentação de Maga foi marcada por duas interrupções: uma puxada pela cantora que pediu por socorro a uma pessoa que passava mal na plateia. E a outra por problemas técnicos que fez Larissa Luz precisar repetir a música “Canção das Três Raças”. Ao final do show, Margareth ainda chamou de volta ao palco tanto Larissa quanto Majur para encerrar a apresentação cantando com ela o sucesso Faraó. 

A ministra da Cultura foi uma das artistas que aproveitou o festival para apresentar ao público a sua aposta para o carnaval de 2023. O mesmo aconteceu com Carlinhos Brown e Ivete Sangalo. Mainha, inclusive, abriu e fechou sua apresentação com “Cria da Ivete”. 

A apresentação de Ivete, a maior da noite com cerca de duas horas, ainda contou com dueto entre ela e a convida, a cantora Luedji Luna. As duas cantaram juntas “Banho de Folhas” de Luedji e “Chorando se foi”, já gravada por Ivete. Antes, a convidada cantou “Acalanto”. 

No fim do show, Ivete ainda chamou ao palco Vanessa da Mata. A cantora, que fez a participação de surpresa, já havia sido mostrada no telão curtindo no meio da galera o show de Caetano e Gil. Outra participação surpresa foi a de Daniela Mercury. 

Daniela se uniu a Márcia Freire e Márcia Short para uma apresentação no palco Devassa. A ação da patrocinadora aconteceu no intervalo entre os shows de Bronw e Ivete. Ainda durante a noite a rainha do axé foi anunciada como uma das atrações para o Festival em 2024. A cantora Iza também já está confirmada. Será que podemos esperar mais encontros? 

Para o segundo dia, neste domingo, o Festival ainda tem shows de atrações como Saulo, Luísa Sonsa, Jão, Bell Marques e Léo Santana. Entre os convidados estão: Marina Senna, Pitty, Alcione e a banda Gilsons.

Fonte: Metro 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *