Nesta quarta-feira (12), o Brasil enfrenta os Estados Unidos, às 20h (de Brasília), no último amistoso internacional antes da estreia na Copa América 2024.
Quarta, 12 de junho de 2024
Para a partida, a ESPN apurou que o técnico Dorival Júnior deve começar com o atacante Endrick no banco de reservas, mesmo com o camisa 9 tendo sido o herói da vitória por 3 a 2 sobre o México, no último sábado (8).
O histórico da seleção brasileira, aliás, mostra que de fato é complicado assumir um posto de titular na equipe, mesmo se o atleta for a grande sensação do momento.
Ao longo dos anos, nomes como Romário, Ronaldo “Fenômeno” e Vinicius Jr. tiveram que aguardar alguns jogos no banco de reservas até receberem uma oportunidade de estar no 11 inicial.
Já craques como Ronaldinho Gaúcho e Neymar se garantiram a titularidade mais rápido.
Veja abaixo como foi a situação de cada um, de acordo com levantamento do DataESPN:
- Vinicius Jr: foi titular apenas no 14º jogo pela seleção. Antes, foram 8 partidas sem sair do banco e 5 entrando no decorrer. A estreia no 11 inicial foi em Chile x Brasil, em 2021.
- Romário: foi titular no 5º jogo pela seleção. Antes, foram 2 partidas sem sair do banco e 2 entrando no decorrer. A estreia no 11 inicial foi em Brasil 4 x 0 Israel, em 1987 (marcou dois gols).
- Ronaldo “Fenômeno”: foi titular no 4º jogo pela seleção. Antes, foram 2 partidas sem sair do banco e 1 entrando no decorrer. A estreia no 11 inicial foi em Brasil 3 x 0 Islândia, em 1994 (marcou um gol).
- Ronaldinho Gaúcho: foi titular no 1º jogo pela seleção, fazendo sua estreia no 11 inicial em Brasil 3 x 0 Letônia, em 1999.
- Neymar: foi titular no 1º jogo pela seleção, fazendo sua estreia no 11 inicial em Estados Unidos 0 x 2 Brasil, em 2010 (marcou um gol).
Para o amistoso desta quarta, Endrick deve começar no banco, mas vai ganhar minutos importantes no 2º tempo, assim como aconteceu nos últimos amistosos.
O provável Brasil para o amistoso da próxima quarta-feira tem: Bento; Danilo, Marquinhos, Beraldo e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Vinicius Jr., Raphinha e Rodrygo.
A decisão, segundo apurou a ESPN, passa pelo rodízio promovido pela comissão técnica para que os atletas tenham rodagem próxima aos 90 minutos em campo na somatória das partidas amistosas.
Rodrygo e Raphinha foram poupados na vitória diante dos mexicanos, e por isso iniciam entre os titulares contra os norte-americanos.
Na Copa América, o Brasil está no grupo D, ao lado de Colômbia, Paraguai, e Costa Rica, adversário da estreia no dia 24 de junho, às 22h (de Brasília), em Los Angeles.
Próximos jogos do Brasil:
- Estados Unidos – 12/06, 20h (de Brasília) – Amistoso
- Costa Rica – 24/06, 22h (de Brasília) – Copa América
- Paraguai – 28/06, 22h (de Brasília) – Copa América
Fonte: ESPN / Foto: ESPN