Enem para detentos: inscrições seguem até 24 de outubro

educação

Prova aplicada em dezembro também poderá ser feita por jovens sob medida socioeducativa; instituições têm até sexta para aderir ao programa

Detentos têm pouco mais de uma semana para se inscrever no Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade). A prova também é destinada a jovens sob medida socioeducativa. O prazo final é 24 de outubro, uma sexta-feira.

Os responsáveis pedagógicos das unidades prisionais e dos centros de internação devem garantir a participação dos internos no exame, que oferece acesso gratuito ao ensino superior e certificação do ensino médio.

As provas serão aplicadas em 16 e 17 de dezembro. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), elas terão o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, mas serão realizadas exclusivamente dentro das próprias unidades prisionais e socioeducativas.

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa têm até a próxima sexta-feira (17) para aderir ao programa e indicar as unidades e os responsáveis pedagógicos. Essa etapa é anterior às inscrições dos participantes.

É o responsável pedagógico quem tem a incumbência de inscrever os participantes no sistema do Inep. Esse profissional também é responsável por solicitar atendimentos especializados, como tempo adicional ou prova ampliada, e o tratamento pelo nome social, assegurando que todas as condições necessárias para a realização do exame sejam providenciadas aos participantes.

No dia da prova, a caneta esferográfica de tinta preta, de material transparente, será fornecida pelo chefe de sala.

Serviço:

Enem PPL 2025

Divulgação do gabarito: a partir de 29 de dezembro

Inscrições: até 24 de outubro (realizadas pelo responsável pedagógico)

Adesão de órgãos prisionais e socioeducativos: até 17 de outubro, no site do Inep 

Provas: 16 e 17 de dezembro

Público-alvo: pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa

Local de aplicação: exclusivamente dentro das unidades prisionais e socioeducativas

Custo: gratuito

Horários das provas (Brasília): 1º dia (16/12), das 13h30 às 19h; 2º dia (17/12), das 13h30 às 18h30

Fonte: CNN Brasil /  Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *